5 dicas para não errar na hora de comprar os materiais para pintar paredes

0
266

Muita gente acha que para ter sucesso ao pintar paredes basta uma lata de tinta, um rolo ou pincel e um pouco de disposição. Porém, embora a pintura não seja uma tarefa muito complexa, é importante cuidar de alguns detalhes antes de iniciar os trabalhos.

Um cuidado importante é na hora de comprar os materiais necessários para a pintura. Seja um pintor profissional ou amador, dispor de bons equipamentos é essencial para garantir um bom resultado.

Por isso, separamos quatro dicas para você não errar na hora de escolher os materiais para pintar paredes. Confira!

1. Conheça os tipos de tinta

Na hora de escolher a tinta certa para pintar paredes você vai se deparar com uma infinidade de tipos de produtos. Se você não é pintor amador, provavelmente vai ficar com dúvidas sobre qual a ideal para o seu serviço.

A dica para acertar é tentar conhecer um pouco sobre as variedades disponíveis. A escolha vai além da cor desejada. É preciso considerar o material a ser pintado, o tipo de ambiente (interno ou externo) e o efeito planejado. Não tenha pressa na hora de fazer esta escolha e peça orientação dos vendedores antes de se decidir.

2. Invista na sua proteção

A pintura pode até parecer um trabalho inofensivo, mas não se engane. As tintas, solventes e vernizes são produtos químicos que podem ocasionar danos a sua saúde em caso de acidente ou de uso inadequado.

Para prevenir-se, não abra mão utilizar equipamento de proteção, especialmente se você não é um profissional da área e não conhece todos os riscos. Máscaras, luvas de proteção e óculos são itens indispensáveis entre os assessórios para pintura.

3. Tenha atenção na escolha das lixas

Para garantir um bom acabamento na sua pintura é importante que a superfície da parede esteja bem alinhada, sem imperfeições. Por isso é preciso caprichar na hora de lixar as áreas que serão pintadas.

Para cada superfície a ser pintada deve ser utilizado um tipo diferente de lixa. A escolha deve considerar o material a ser pintado. Assim, o modelo e gramatura da lixa para ser usada em madeira será diferente da que você vai precisar para alvenaria, por exemplo.

4. Invista em variedade de rolos e pincéis

Assim como nas tintas e lixas, ao escolher os rolos e pincéis você vai se deparar uma infinidade de modelos. E cada um deles é destinado a um uso diferente. Por isso, aqui também é preciso levar em conta algumas variáveis para comprar o acessório certo.

5. Considere a superfície a ser pintada

Para escolher o rolo, uma das coisas que se deve considerar é se a superfície é lisa ou rugosa. E a altura das cerdas influencia no rendimento da tinta. Já os pincéis, essenciais para detalhes e acabamentos, devem ser escolhidos de acordo com o tipo de tinta utilizada.

Como você pode ver, existem alguns detalhes importantes a se considerar na hora de comprar os materiais para pintar paredes. Porém, caprichando nesta etapa, você vai obter um resultado muito mais satisfatório.

Para acertar ao escolher seus assessórios de pintura peça ajuda aos vendedores da Casa Show. Além do prazer da nossa equipe em atendê-lo, nossas lojas dispõem dos melhores equipamentos para sua pintura. Se preferir, visite nosso site para conheça nossos produtos.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria