5 Dicas para montar uma paleta de cores e arrasar na decoração

0
650
como-montar-paleta-de-cores

como-montar-paleta-de-cores

A primeira impressão que temos ao entrar em um ambiente é causada, majoritariamente, pelas cores que predominam no local. O uso das diversas tonalidades tem o poder de mudar o humor e causar sensações específicas em quem entra em um determinado espaço.

Uma pessoa pode sentir mais bem-estar, aconchego, vitalidade ou foco, por exemplo, só por entrar em um espaço com cores intencionalmente posicionadas nas paredes, móveis e objetos. Por isso é tão importante criar uma paleta harmônica e condizente com a função e usos do ambiente que você pretende decorar.

Esta tarefa pode ser bastante desafiadora, é preciso pensar em todos os detalhes: do tom das paredes aos menores objetos da casa para ter um visual harmonioso. Mas com as nossas dicas, você poderá montar uma paleta de cores incrível e deixar a decoração com a sua cara!

Procure referências em ambientes prontos

cozinha-colorida

Uma das formas mais fáceis de bolar uma paleta de cores para a sua decoração é procurar referência em ambientes que te agradem. Você pode reunir fotos de espaços que tragam a sensação que você procura para o seu ambiente e encontrar padrões nas cores.

Visitar lojas de decoração, exposições de arquitetura e eventos voltados para a decoração de interiores também são formas de apurar o olhar e entender quais são as cores predominantes dos ambientes que trazem conforto visual para você.

Siga as combinações do círculo cromático

paleta-de-cores-decoracao

Se você já tem uma cor eleita para a decoração, mas ainda não sabe como combiná-la procure seguir as possibilidades de harmonização do círculo cromático. Esta ferramenta é fundamental para quem procura harmonia no ambiente sem restrições.

O círculo cromático pode ser usado de diversas maneiras: você pode procurar combinar a sua cor favorita com tonalidades análogas ou contrastantes.

As cores análogas são as que ficam mais próximas no círculo cromático, ou seja, as tonalidades vizinhas no círculo cromático, como: Amarelo e laranja ou amarelo e verde limão, ou azul e roxo e vermelho e rosa.

Já as cores contrastantes são as localizadas em lados opostos do círculo cromático. Elas funcionam de maneira complementar e são responsáveis por deixar o ambiente mais dinâmico.

Pense na atmosfera que deseja criar no seu ambiente

sala-amarela

Você prefere relaxar depois de um dia cansativo no trabalho ou ter um espaço descontraído para receber os amigos? Quer um ambiente romântico? Moderno? Quer que a sensação de limpeza e organização sejam permanentes? A sua resposta é fundamental para a escolha das cores do espaço.

Tons quentes e vibrantes tendem a dinamizar o espaço, criando o ambiente perfeito para receber amigos e deixar a atmosfera descontraída. Já as cores frias e claras causam a sensação de relaxamento e tranquilidade e são perfeitas para deixar a casa aconchegante.

Considere o que você já tem

como-montar-paleta-de-cores

 

Você quer renovar a decoração, mas pretende manter os seus móveis, pisos e revestimentos? Então os elementos que já compõem o ambiente podem servir como ponto de partida para a escolha da paleta de cores. Procure tons que harmonizem com aquilo que você já possui e pretende manter. Você pode usar o círculo cromático como referência ou até mesmo investigar ambientes que apresentem as cores que você já tem e partir daí.

Inspire-se naquilo que ama

dicas-de-decoracao-paleta-de-cores

Pode ser um filme, uma cidade, a natureza, uma fotografia ou até mesmo uma obra de arte. A cor está em tudo isso e pode inspirar a sua decoração. Defina os padrões de cor e texturas e procure estes elementos nas tintas, revestimentos e tecidos que usará na decoração. Você pode usar as cores nas mesmas proporções em que aparecem na sua referência ou subvertê-las conforme a sua imaginação mandar!

Nós temos as soluções em pintura e revestimentos que te ajudarão a criar o ambiente dos seus sonhos, confira!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria