5 dicas para escolher uma adega de vinhos

0
1056

O ambiente doméstico é nosso lugar escolhido para desfrutar de conforto, bem estar e é nele que procuramos investir em móveis e equipamentos que atendam às nossas necessidades de maneira eficiente. Para os amantes dos vinhos — ou para quem gosta de servir a bebida durante uma visita especial — já existe um produto ideal para armazenar as garrafas: uma adega de vinhos.

Pensando em adquirir uma? Veja aqui quais itens você deve avaliar antes de escolher a sua!

Por que investir em uma adega de vinhos

Os vinhos são bebidas que demandam um ambiente específico de armazenagem para garantir toda a sua qualidade de cor e sabor dentro da garrafa. Dependendo do tipo escolhido, um bom vinho pode esperar por muito tempo na prateleira até ser aberto para o consumo.

Daí a necessidade de guardá-lo em um local especial. As adegas de vinho garantem não só a temperatura e iluminação adequada das bebidas, como também mantêm as garrafas comportadas e, portanto, seguras de possíveis quedas.

Embora ideais para os consumidores que buscam praticidade e segurança, as adegas de vinhos existem em diversos modelos no mercado, por isso, é preciso estar atento à finalidade de cada uma, antes de tomar uma decisão de compra.

Tamanho e capacidade

Para escolher a sua adega de vinhos ideal, leve em conta a capacidade necessária para armazenar suas bebidas. Só para se ter uma ideia, os modelos disponíveis variam de uma capacidade de 4 a 200 garrafas, portanto, fica fácil decidir qual levar para casa. Além disso, é preciso estar atento ao espaço que você possui para abrigá-la em casa, já que existem modelos grandes que podem comprometer a área existente.

Estilo do ambiente

Uma adega de vinhos não precisa ser excluída da decoração do cômodo onde se encontra. Geralmente mantidas na sala ou cozinha, elas devem estar de acordo com o estilo do ambiente.

Para facilitar a escolha ideal, já existem modelos em diferentes materiais e cores no mercado, basta ao consumidor escolher aquela que irá compor com o ambiente de maneira agradável. Divirta-se em meio aos modelos, que vão da madeira ao aço escovado, bem como adega de vinhos divertida em cores retrô.

Alerta e proteção

Assim como acontece com a geladeira, uma adega de vinhos pode ser deixada aberta por desatenção do consumidor, o que é problemático para a qualidade das bebidas. Para os mais desatentos, é importante escolher um modelo que possua alarme de aviso, indicando que ela não foi fechada adequadamente.

Outro ponto a ser pensado é o tipo de proteção que a adega de vinhos oferece, já que os vinhos são produtos de alto valor e precisam serem reservados com cuidado. Alguns modelos vêm com trava ou cadeado, que permitem serem abertos somente pelo proprietário ou responsável.

Manutenção

A maioria das adegas de vinhos possui assistência técnica para casos de má funcionamento, por isso, é importante contar com marcas consolidadas e conhecidas pela qualidade dos seus produtos. Tomando esses cuidados na hora da escolha, você evita ficar na mão quando precisar de ajuda para consertá-la.

Quer saber mais sobre produtos específicos para a sua casa? Confira as dicas no blog e visite também a nossa loja virtual!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria