5 dicas para escolher um vaso sanitário

0
13961

Quando as obras de reforma e construção dos banheiros estão indo para a fase de acabamento, chega o momento de escolher os últimos detalhes, incluindo os revestimentos, as louças e os acessórios.

Do lavatório ao vaso sanitário, a escolha deve ser cuidadosa, afinal, existem diferentes modelos, cores e marcas disponíveis no mercado. O ideal é escolher peças que estejam de acordo com o espaço disponível, ou seja, que combinem com a decoração do ambiente, sejam funcionais e não extrapolem o orçamento.

Confira, a seguir, algumas dicas práticas de como escolher um vaso sanitário ideal.

1. Defina o tipo de vaso sanitário para o seu banheiro

Antes de ir às compras, é importante que você conheça os principais tipos de vaso disponíveis no mercado. Dessa forma você poderá fazer uma boa escolha.

Os modelos mais populares são os vasos convencionais e os vasos com caixa acoplada. Os vasos convencionais são simples, compactos e, portanto, indicados para banheiros pequenos, pois contribuem na otimização do espaço.

Os vasos com caixa acoplada, por sua vez, são opções modernas, econômicas e sustentáveis. Geralmente eles contam com duplo acionamento de escoamento de água (3 e 6 litros), o que evita o desperdício.

2. Escolha uma modelo que combine com a decoração

Há muito tempo, o vaso sanitário deixou de ser apenas um item funcional. Hoje em dia, além da funcionalidade, essa peça acrescenta valor à decoração do espaço. Por isso, é fundamental escolher um vaso com estilo, design e cor que combinem com a decoração do banheiro ou lavabo.

Ao escolher o modelo de vaso sanitário, avalie os demais itens do ambiente como, por exemplo, a torneira, a banheira, a cuba, o gabinete, os pisos, os revestimentos, entre outros. Procure criar uma composição harmoniosa e equilibrada.

3. Fique atento ao tamanho do vaso sanitário

Uma dica de ouro na hora de escolher o vaso sanitário é prestar atenção nas dimensões da peça. Independentemente do modelo e da cor, é necessário conferir a largura, a profundidade e a altura.

Essa é a melhor maneira de confirmar se o vaso cabe no espaço disponível e se ele é proporcional ao tamanho do banheiro. Vale lembrar que essa estratégia também é indicada na hora da escolha da bancada, do box, do espelho etc.

4. Foque na qualidade do produto

A qualidade do produto não deve ser deixada de lado! Ao escolher um vaso sanitário para o banheiro ou o lavabo, dê preferência a marcas confiáveis, como Deca, Luzarte, Eternit, Logasa, Roca e Incepa. Além disso, compre em boas lojas.

Depois de escolher a marca e a loja, observe as características do produto, como durabilidade, conforto, padrão de acabamento e certificações. Esse cuidado faz toda a diferença!

5. Fique de olho nas questões técnicas

Não escolha o seu vaso sanitário sem antes analisar questões técnicas, como a instalação hidráulica e os materiais necessários.

Se for preciso, procure a ajuda de um especialista para orientar suas decisões e definir se será preciso fazer adaptações no espaço para que o vaso sanitário seja instalado.

E aí, gostou do nosso artigo? Se você curtiu as dicas de como escolher um vaso sanitário, compartilhe o texto com seus amigos nas suas redes sociais. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria