5 dicas para escolher o forno elétrico

0
13246
Using microwave oven

Escolher os eletrodomésticos para a sua casa pode parecer uma tarefa fácil, considerando as necessidades e particularidades de cada pessoa. Mas devemos sempre levar em conta a funcionalidade de cada produto, pois não queremos frustrações com o passar tempo.

Hoje, daremos algumas dicas sobre como escolher o forno elétrico para a sua cozinha. Atualmente, esse eletrodoméstico vem ganhando popularidade entre os consumidores, por ser prático, moderno e eficiente.

Como escolher o melhor modelo? Continue a leitura deste post!

5 dicas para escolher o forno elétrico

As vantagens do forno elétrico

O forno elétrico utiliza apenas a energia elétrica, ou seja, ele não depende do gás para funcionar. A princípio, a preocupação com o consumo de energia pode assustar.

Mas com o preparo mais rápido dos alimentos, o gasto de um forno elétrico e de um forno a gás se torna equivalente. Este aparelho, em comparação ao micro-ondas, também é mais vantajoso, ele consegue manter a textura mais semelhante com uma preparação tradicional, o que significa um alimento mais macio, suculento e com o exterior crocante.

Ele também tem maior controle da temperatura enquanto a receita está sendo preparada. Outra vantagem importante é que, após o forno elétrico ser desligado, o calor dele é mantido por mais tempo, o que é ideal para deixar a receita aquecida enquanto não é servida.

O tamanho ideal

Fornos elétricos grandes levam mais tempo para aquecer. Os demais aquecem mais rápido e gastam menos energia.

O forno elétrico grande é indicado para quem costuma assar alimentos em fôrmas maiores. Para quem costuma assar alimentos em quantidade razoável, os médios e pequenos são os mais indicados.

Tipos de forno elétrico

Hoje em dia, podemos encontrar no mercado diversos modelos de forno elétrico e de diversas marcas. Os modelos mais comuns são o de embutir ou o de mesa.

Essa escolha varia com o tipo de cozinha que irá abrigá-lo. O forno elétrico de embutir dá um toque todo sofisticado ao ambiente, mas para isso, terá que fazer uma pequena reforma, já que ele é fixado de maneira que não possa ser retirado.

É preciso também que o espaço tenha exatamente as proporções do aparelho. Já o forno elétrico de mesa exige apenas uma bancada e um plug de tomada próximo.

Voltagem e instalação

Vale lembrar que existem modelos de 110 ou 220 volts. Pode parecer banal, mas esse detalhe é importantíssimo para que a compra não seja um desastre.

Informe-se com um eletricista se a instalação elétrica da sua casa suporta a potência do aparelho. Além de garantir a segurança, garante também a compra ideal.

A marca deste produto

Não existe muito mistério, prefira um forno elétrico que possua a marca de sua confiança. Apesar do custo-benefício ser bem evidente, evite dores de cabeça e escolha sempre o melhor.

Como vimos, o forno elétrico veio para facilitar a nossa vida! Além de alimentos mais saborosos preparados em pouco tempo, ele é fácil de limpar, adapta-se facilmente à cozinha e mantém o calor mais uniforme, o que faz com que o alimento seja assado por igual. Na hora de comprar, não tenha dúvidas: escolha aquele que se adéqua perfeitamente ao perfil de receitas que costuma preparar e mão na massa.

Já sabe tudo sobre forno elétrico? Quer contar-nos a sua experiência? É só compartilhar nos comentários!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria