5 dicas para escolher a melhor caixa d’água para sua casa

    0
    1435

    Escolher a melhor caixa d’água é uma tarefa que exige alguns cuidados, principalmente em relação a capacidade, limpeza, material e o local de instalação. Nesse caminho, muitas dúvidas podem surgir e todo cuidado é pouco para não adquirir um produto inadequado para a sua casa.

    Portanto, no post de hoje você vai conhecer 5 dicas para fazer a melhor escolha. Acompanhe.

    1. Analise o material de fabricação

    O ideal é que a caixa d’água seja feita de um material resistente, leve e fácil de ser transportada.

    Nesse sentido, as caixas feitas de polietileno são boas opções de custo-benefício. Alguns modelos apresentam ainda um sistema de encaixe de tampa, que dispensa o uso de parafusos e amarras na instalação, o que garante maior vedação e conservação da água. Além disso, as caixas de polietileno possuem proteção contra os raios ultravioletas.

    2. Verifique a capacidade da caixa d’água

    É muito importante verificar a quantidade de água que você precisa para abastecer a sua casa e, dessa forma, escolher uma caixa com a capacidade ideal de armazenamento.

    Em geral, o cálculo para saber a capacidade da casa é bem simples e leva-se em consideração 300 litros de água por habitante.

    Então, vamos a um exemplo: considerando uma casa com 5 moradores, a caixa d’água adequada para o ambiente deve ter no mínimo 1.500 litros de capacidade de armazenamento. Isso porque 300 litros x 5 pessoas = 1.500 litros.

    É importante saber que essas medidas podem variar dependendo do local de moradia (em morros, por exemplo), dos hábitos de consumo dos moradores da casa e da rotina de abastecimento de sua cidade.

    3. Antes de escolher a caixa d’água, defina o local de instalação

    A caixa d’água precisa ser instalada em um local bem alto, como na laje, para que a água desça com rapidez e potência pelo cano.

    Antes de adquirir a caixa, também verifique se a estrutura da sua casa suportará o peso dela. Isso porque 1.000 litros de água é o equivalente a 1 tonelada. Portanto, na dúvida, consulte um engenheiro, ainda mais se você estiver adquirindo uma segunda caixa d’água para ser complemento de outra já instalada no local. Pode ser preciso reforçar a estrutura.

    4. Escolha um produto de fácil limpeza

    A caixa d’água deve ser fácil de limpar, evitando-se o acúmulo de sujeira e microrganismos que fazem mal à saúde e prejudiquem a qualidade da água. Por isso, ela precisa ter um sistema de vedação em perfeito funcionamento.

    O ideal é que a limpeza seja feita com uma esponja macia e um sabão neutro a cada seis meses ou de acordo com as orientações da companhia de abastecimento de água do seu município.

    Outra dica importante é verificar o estado do produto assim que ele chegar à sua casa e também após ser instalado no local. Molhe a caixa e observe se aparecerão vazamentos ou trincas. Se for o caso, faça a troca.

    5.  Compre o produto em uma empresa de confiança

    A última dica também é essencial: só compre a sua caixa d’água em empresas de confiança, que ofereçam produtos originais, com certificação do Inmetro e com garantia do fabricante.

    Para isso, vale pesquisar a reputação da empresa na internet e verificar os comentários e avaliações de outros consumidores.

    Com todas essas dicas, escolher a caixa d’água ideal para a sua casa será mais simples e melhor executada. Então, comece agora mesmo o planejamento da instalação da sua!

    Se você gostou deste post e quer continuar acompanhando as nossas atualizações, siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter e no Pinterest!

    Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria