5 dicas para economizar energia elétrica no inverno

0
1170

Ano após ano, a conta de luz nos meses de inverno tem muitos mais dígitos do que você gostaria. A situação, apesar de muito comum, pode fazer um rombo considerável na conta bancária. Para reverter esse cenário, mudar alguns hábitos e tomar algumas atitudes será preciso.

Confira 5 dicas para economizar energia elétrica no inverno e não ter uma surpresa desagradável ao abrir sua conta de luz.

1 – Considere trocar o seu chuveiro por um modelo mais novo ou a gás

Um dos grandes vilões da conta de luz no inverno é o chuveiro elétrico. Por isso, uma das formas de economizar energia elétrica na estação mais fria do ano é considerar trocar seu chuveiro, caso ele seja muito antigo, por um modelo mais novo, que gaste menos energia. Outra opção é trocar a ducha elétrica por um modelo a gás, caso seu imóvel ofereça essa possibilidade.

2 – Fique menos tempo no banho

A conta não é complexa: se você usa um chuveiro elétrico, quanto mais tempo você fica no banho, mais você gasta energia. Tendo isso em mente, procure tomar duchas mais curtas, de menos de 10 minutos. Além de economizar na conta, você ainda ajuda o planeta ao consumir os recursos naturais de forma mais sustentável.

3 – Use o modo inverno apenas quando for estritamente necessário

Usar o modo inverno no chuveiro elétrico representa um gasto até 30% maior em relação ao modo verão. Para economizar energia e não ter surpresa no final do mês, evite usar o chuveiro nessa posição, a não ser quando for estritamente necessário. Já nos dias em que o termômetro subir um pouco, mude para o modo verão e gaste menos luz.

4 – Tenha atenção aos equipamentos eletroeletrônicos

Apesar de o chuveiro elétrico ser o grande vilão da conta de luz no inverno, há outros itens da casa que também podem comprometer suas economias na estação mais fria do ano, como eletroportáteis e equipamentos eletrônicos em geral — um deles é a televisão.

É comum desligar o aparelho no controle remoto, deixando-o no modo stand by. A questão é que, mesmo que a tela não esteja acesa, o aparelho continua consumindo energia. Para economizar, a dica é sempre tirar a televisão da tomada quando não estiver assistindo para, assim, não ter consumo algum.

Deixar o computador ligado também não é uma boa opção. Se for inevitável, desligue pelo menos o monitor para consumir menos energia. Carregadores de notebook e celular devem ser guardados quando não estiverem sendo usados: eles gastam luz quando ficam conectados nas tomadas.

5 – Substitua suas lâmpadas e aproveite a luz natural

Se a conta de luz estiver muito alta, outro passo importante é checar as suas lâmpadas e substituí-las, se for o caso, por modelos mais econômicos. Mesmo nos meses de inverno, evite acender as luzes durante o dia e aproveite ao máximo a iluminação natural, deixando as cortinas abertas.

Com esses cuidados, economizar energia elétrica no inverno ficará muito mais fácil! Tem outras dicas para reduzir a conta de luz nos meses de frio? Pensa em colocar algum desses cuidados em prática? Conta pra gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria