5 dicas para deixar sua casa mais arejada no verão

    0
    145

    Embora o verão seja a estação do ano preferida de muita gente, ele não é uma unanimidade. O abafamento, mesmo dentro de casa, especialmente nas cidades mais quentes, não agrada a todos.

    Mas é possível amenizar a sensação de calor em excesso. Confira neste post, 5 dicas para deixar a casa mais arejada durante o verão e não sofrer tanto com as altas temperaturas.

    1. Ventilação natural

    O primeiro passo para ter uma casa mais arejada é aproveitar o que a própria natureza oferece. Explore ao máximo a ventilação natural, mantendo as portas e janelas abertas o máximo de tempo possível.

    Uma dica interessante é instalar telas nas janelas para deixá-las abertas também à noite, quando sempre há uma brisa mais fria. Você verá que assim o ambiente fica bem mais agradável, inclusive, do que com o ar condicionado ligado.

    2. Menos é mais

    Quando a intenção é manter sua casa mais arejada, vale a máxima de que menos é mais. Quanto menos móveis e objetos houver no ambiente, mais fácil será mantê-lo arejado e refrescante.

    Isso acontece porque muitos objetos acumulam poeira e o próprio calor, ajudando a manter o ar do ambiente mais quente. Tapetes pesados e grandes estofados estão entre os móveis que devem ser reavaliados para melhorar o arejamento do cômodo.

    3. Cuidado com a iluminação

    No que se refere à iluminação do ambiente, a primeira dica é aproveitar a luz natural e ligar as lâmpadas somente quando é realmente necessário. Além disso, é importante investir em equipamentos mais modernos, mais econômicos e termicamente mais confortáveis.

    Aqui, as lâmpadas incandescentes são as grandes vilãs, pois esquentam o ambiente. A dica é trocá-las por outras de LED ou fluorescentes. Elas podem ser mais caras, mas sua vida útil é bem maior, fazendo valer o investimento.

    4. Decoração com plantas

    Espalhar o verde pela sua casa é, com certeza, uma excelente medida para tornar os cômodos mais frescos e arejados. As plantas têm a capacidade de controlar a temperatura do ambiente.

    Sem contar que as plantas também são um ótimo elemento de decoração.  Entre as espécies que podem ajudar a arejar sua casa estão a espada de são jorge, ráfia, o antúrio e a zamioculca.

    5. Cores claras

    Essa dica vale tanto para as paredes quanto para os móveis. As cores escuras funcionam como receptores de calor, ressaltando a sensação de abafamento da qual buscamos distância no verão.

    A dica é investir em tons claros, que refletem a luz e não absorvem o seu calor. Além das cores, também é importante ter atenção aos tecidos predominantes na decoração. Dê preferência àqueles mais leves, que facilitam a circulação do ar.

    Seguindo nossas dicas, com certeza, você não irá sofrer tanto com o calor do verão. E poderá aproveitar os prazeres da estação com mais conforto.

    E lembre-se que tudo o que precisa para manter a sua casa arejada no verão você encontra na Casa Show. Visite uma de nossas lojas e prepare-se para a estação do calor!

    Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria