5 dicas para decorar um hall de entrada

0
1264

Seja em casas espaçosas ou em apartamentos pequenos, o hall de entrada tende a se conformar em ser um espaço bem apagadinho, normalmente fazendo as vezes de um ambiente de passagem ou de espera, não é mesmo? Mas por estar localizado no acesso principal da residência, o hall também tem sua importância, auxiliando tanto os moradores quanto os visitantes. Considerando suas possibilidades funcionais, deve-se decorar um hall de entrada de maneira que se torne agradável e convidativo para todos os usuários. Sem ideias de como fazer essa transformação? Então confira já nossas 5 dicas de decoração para esse ambiente:

Leve em conta o estilo do usuário

Como em todo projeto de decoração, a primeira coisa a se fazer é pensar no usuário a fim de adequar o estilo a seu gosto. No caso de uma casa, fica relativamente fácil dialogar com toda a família para chegar a um resultado perfeito. Mas se o hall a ser trabalhado for de um prédio, na área comum do andar, por exemplo, é importante que possua elementos que dialoguem com o estilo do restante do edifício.

Use bem as cores e a iluminação

Como a permanência das pessoas no hall de entrada costuma ser reduzida, você pode arriscar usar cores mais ousadas e fortes, criando um ambiente mais vivo. Para não exagerar, pode optar por algumas paredes clarinhas e apenas uma de cor mais vibrante, que se tornará o destaque do cômodo. Em relação à iluminação, use a criatividade para criar um espaço seguro e ao mesmo tempo aconchegante. Tetos rebaixados com gesso permitem uma iluminação indireta, por exemplo. E você também pode utilizar spots e arandelas acopladas à parede para destacar objetos importantes. Se quiser obter um efeito mais luxuoso, pode até instalar lustres e lanternas, desde que as proporções do espaço permitam.

Pense em mobiliário e acessórios

Como o hall também é um espaço de espera, pense em colocar assentos variados, mas deixe de lado a ideia das cadeiras convencionais. Que tal uma bela poltrona ou pequenos pufes confortáveis em todo o ambiente? Caso a área disponível for muito pequena, os banquinhos de madeira são uma boa pedida. Os acessórios também não podem ser esquecidos, já que trazem uma deliciosa sensação de aconchego ao espaço. Assim, não hesite em usar um papel de parede bonito, um tapete fofinho ou até mesmo grandes espelhos no seu hall de entrada — que inclusive têm a vantagem de ampliar a área visualmente. Outros objetos como quadros e esculturas dão um tom de requinte e beleza ao espaço, além de acrescentarem personalidade.

Aposte nas flores e folhagens

Se o hall possui mobiliário, considere fazer arranjos de flores e folhagens para deixar sobre as mesinhas ou o balcão. Como são elementos delicados, as plantas mostram que o decorador teve preocupação com os mínimos detalhes, valorizando o ambiente ainda mais. E outra: espaços verdes são relaxantes e trazem aconchego para qualquer lar!

Agregue funcionalidade a seu hall

Trabalhada a decoração, procure transformar seu hall de entrada em um cômodo mais funcional. Para isso, que tal investir em um cabideiro para as pessoas deixarem seus casacos e cachecóis ou até mesmo incluir ali uma pequena sapateira? Outro item bem interessante é o aparador de guarda-chuvas, que evita que seu piso fique todo molhado. Em residências, instalar um porta-chaves no hall também pode ajudar, fazendo com que o morador ganhe tempo em sua rotina diária.

Gostou das nossas dicas sobre como decorar um hall de entrada? Então contribua com comentários, sugerindo outras possibilidades para esse ambiente! E aproveite para conferir este outro post sobre o assunto!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria