5 dicas para criar orquídeas dentro de casa

0
1488

As flores e plantas têm um poder incrível de alegrar, embelezar e energizar uma casa. Entre as diferentes espécies, uma que agrada aos diferentes gostos e estilos são as orquídeas. Com milhares de exemplares existentes, em variadas cores e tamanhos, escolher a preferida não é tarefa fácil. Mas, além de escolher aquela que mais te agrada, é preciso saber criar orquídeas para que estejam sempre lindas e vivam por muito tempo.

A seguir, falaremos mais sobre o poder que essa bela planta exerce na decoração e traremos diversas dicas de cuidados. Confira!

Saiba por que as orquídeas são tão amadas para compor decorações

As orquídeas estão entre as plantas favoritas para compor a decoração de casa, pois elas combinam com os mais diferentes estilos, desde o moderno até o rústico. O seu formato alongado e com flores delicadas trazem mais leveza para o ambiente. Além disso, a sua elegância natural confere beleza e sofisticação à decoração.

Como se já não bastasse tudo isso, as cores das folhas vão desde tons escuros até o branco total, ou seja, vai combinar com qualquer projeto. Por fim, é possível encontrar muitos exemplares com preço acessível. Faz sentido a orquídea ser tão amada para decoração, não é mesmo?

Veja a melhor forma de utilizá-la nos ambientes

As orquídeas combinam com todos os cômodos da casa, menos a cozinha e o banheiro devido ao calor e umidade que podem prejudicar sua conservação. Fora isso, elas podem ser usadas em mesas laterais, criados mudos e aparadores na sala de jantar, basta escolher um local que possa ter contato com luz natural e ela estará linda e radiante para decorar o seu lar.

Confira 5 dicas para criar orquídeas dentro de casa

1. Use vasos de barro

Como eles são mais porosos, ajudam a drenar melhor água e evitar o encharcamento da terra.

2. Tenha atenção à rega

As orquídeas devem ser regadas minimamente duas vezes na semana, se o tempo estiver muito quente até mais vezes. Para saber se é hora de molhar novamente, toque na terra e veja se está seca, o ideal é que esteja sempre úmida e não encharcada.

3. Regue por cima

A água deve ser dada por cima, por exemplo, ao colocar embaixo de uma torneira. Depois é só deixar escorrer muito bem e voltá-la para o seu lugar de origem. Vale lembrar que o recipiente de apoio do vaso é só para não passar umidade para os móveis, por isso, não deve acumular água.

4. Escolha um local que bata sol

As orquídeas precisam de sol para florescer. Portanto, elas devem ser deixadas em local que receba a luz solar no período da manhã ou no fim da tarde. Além disso, o ambiente deve ser arejado.

5. Adube semanalmente

Para que as orquídeas possam ser alimentadas, uma dica é adicionar algumas gotas de adubos líquidos à água que será usada para fazer vaporização na planta. O ideal é molhar a parte inferior das folhas, visto que é nessa parte que estão os estômatos, que são responsáveis por absorver água e nutrientes.

Viu como é fácil criar orquídeas dentro de casa? Aproveite para compartilhar esse artigo nas redes sociais e dividir estas informações com os seus amigos!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria