5 dicas para comprar um gabinete de banheiro ideal

0
1520
Stylish clean bathroom with shower and bath tub

O banheiro deixou de ser um espaço somente dedicado às necessidades básicas das pessoas e ganhou uma importância nunca antes imaginada. Cada vez mais sofisticados, hoje os banheiros contam com uma decoração digna de competir com os demais cômodos da casa. Dentro desse espaço, inúmeros são os elementos necessários para uma boa organização, e talvez o principal a atender essa função seja o gabinete. Projetado para armazenar pertences importantes e ainda dar suporte à pia, esse pequeno armário precisa ser muito bem escolhido. Veja agora as 5 dicas para comprar o seu gabinete de banheiro!

Avalie as necessidades

Antes de comprar aquele gabinete maravilhoso que viu na loja, pense nas suas necessidades. Se mora sozinho, um armário básico dá conta, mas se tiver família grande é preciso investir em um modelo que dê conta de boa parte dos pertences do grupo. Depois de definir o que é necessário, pode partir para o lado estético e escolher o gabinete de banheiro que gostar mais.

Verifique o espaço disponível

Muita gente acha que conhece o seu banheiro, mas acredite, só o fato de olhar para o cômodo não fará com que você adivinhe o tamanho. Por isso, é importante verificar com cuidado o espaço disponível antes de ir às compras; caso contrário, poderá se arrepender ao perder espaço com um gabinete tão grande. Você pode conferir as medidas do banheiro com a ajuda de uma trena ou fita métrica, já que é um serviço rápido e que vai valer a pena no final.

Conheça os materiais

Feitos com laminado, cerâmica, laca ou pedra? Tirando a questão estética, o material é um item importante na hora de escolher um gabinete. Banheiros menores e sem box, por exemplo, demandam um móvel mais resistente à umidade. Assim, evite pedras muito porosas e madeira compensada que podem se degradar com maior rapidez.

Pronto ou planejado?

Existem tantos modelos prontos no mercado que dá vontade de levar todos, não é? Acontece que eles nem sempre terão os elementos necessários para uma boa organização dentro da sua casa. Além do mais, pode ser que aquele gabinete que você escolheu não entrou no banheiro ou ficou pequeno demais, ou seja, isolado no espaço.

Para os banheiros menores ou de proprietários com necessidades especiais, os gabinetes planejados são os ideais, pois permitem uma gama de formas e elementos que o próprio dono poderá definir, adequando o móvel ao local. A vantagem é poder planejar um gabinete único e de acordo com a decoração e estilo do banheiro.

Gabinetes indicados para cada banheiro

Banheiros privados

Personalizados ao gosto de um público pequeno e específico, os banheiros privados podem conter qualquer tipo de gabinete, desde que este seja suficiente para as necessidades de todos os proprietários. A vantagem do banheiro privado é poder adequar o gabinete com o estilo do restante do cômodo ou até mesmo da residência, sem muitas restrições quanto aos materiais e modelo utilizados.

Banheiros sociais e públicos

Os banheiros de locais públicos possuem menor liberdade de composição, pois devem se adequar aos diferentes frequentadores. Crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais precisam de um gabinete seguro e acessível. Isso também se aplica ao banheiro social, mais conhecido como lavabo. Se sua residência possui um, sabe que poderá receber visitas com diferentes necessidades, portanto, leve isso em conta também na hora de escolher o gabinete deste espaço.

Frente à qualquer dúvida, sempre vale consultar a opinião de um especialista no assunto, visto que somente assim terá a certeza de que fez a escolha certa e que evitará problemas futuros.

E então, já sabe qual o gabinete ideal para o seu banheiro? Deixe um comentário no post e participe com novas ideias!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria