5 dicas para comprar e instalar uma coifa em sua cozinha

0
2

5 dicas para comprar e instalar uma coifa em sua cozinha (2)

Responsável por tratar os vapores e gases resultantes da cocção, a coifa é um eletrodoméstico muito importante. Convenhamos que não há mesmo nada de agradável em fazer um jantar delicioso, mas acabar com a casa cheirando gordura ou fumaça, certo? Pois se sua casa já estiver devidamente equipada com uma coifa, esses odores incômodos vindos da cozinha ou da área gourmet certamente deixarão de incomodar.

Nesse cenário, o problema — e também a solução! — é que existem vários modelos de coifas disponíveis no mercado, inclusive com diferentes tipos de sistema de filtragem. Com essa variedade enorme, qual escolher? Exatamente para que você opte pela melhor alternativa e não fique perdido diante das possibilidades é que resolvemos preparar algumas dicas para ajudar na compra, na instalação e na manutenção da sua novíssima coifa! Então acompanhe:

Conheça os sistemas de filtragem

As coifas contam basicamente com dois tipos distintos de filtragem: a filtragem por carbono ativado e a pré-filtragem. Na filtragem por carbono ativado, o ar que passa pelos filtros tem sua umidade retida juntamente com as partículas de gordura, minimizando assim os odores. Vale ressaltar que os filtros devem ser substituídos a cada 6 meses. Já na pré-filtragem, o ar passa por um labirinto de alumínio e, durante esse processo, retém a gordura. Esse tipo de filtro é lavável e não demanda substituição periódica.

Entenda o tratamento do ar

No mercado você vai encontrar coifas que também se diferenciam em relação ao tratamento dos gases e vapores. Nesse caso, existem as coifas que funcionam por exaustão e descartam o ar pré-filtrado diretamente na parte externa do ambiente, assim como as coifas filtrantes, que filtram o ar a fim de eliminar os odores, posteriormente devolvendo esse ar depurado e fresco para a cozinha.

Leve em conta o projeto e o estilo do espaço

A coifa deve ser escolhida de acordo com o projeto e o estilo geral da cozinha, principalmente no que diz respeito à forma de instalação. As coifas de parede são as mais populares e costumam ficar logo acima de onde o fogão está localizado. Já as coifas em ilha são modernas e ideais para espaços mais amplos, especialmente porque seu sistema de instalação exige que a coifa fique no teto da cozinha, normalmente centralizada. E ainda há as coifas em ângulo, que ficam nos cantinhos dos ambientes, formando triângulos com os vértices de duas paredes.

5 dicas para comprar e instalar uma coifa em sua cozinha

Considere vazão e medidas

Na hora da compra e da instalação da coifa, é indispensável considerar sua vazão, que deve ser de pelo menos 10% a mais que os metros cúbicos do ambiente. Em relação às medidas, o equipamento deve ficar a, no mínimo, 1,70m do chão, exatamente no eixo do fogão. Para completar, a tomada deve ficar no centro, a 2,30m do piso. A distância entre a coifa e o fogão deve ser de cerca de 75cm para fogões a gás e de 65cm para modelos elétricos, jamais ultrapassando os 85cm.

Por mais que existam coifas que vão desde 60 a 120cm, o que deve nortear sua escolha é o tamanho do ambiente, de modo que o equipamento seja proporcional ao espaço disponível e ao tamanho do fogão. Para cozinhas e fogões pequenos, de 4 bocas, o ideal é comprar coifas entre 60 e 70cm. Já para espaços e fogões maiores, de 5 ou 6 bocas, opte por coifas entre 80 e 120cm.

Faça a manutenção adequadamente

Para aumentar a durabilidade e garantir o bom funcionamento da sua coifa, o recomendado é que ela fique sempre limpa e os filtros sejam mantidos em boas condições, totalmente livres de crostas e acúmulo de gordura. Para tanto, higienize seu novo eletrodoméstico regularmente, não use produtos abrasivos e prefira fazer a limpeza com esponjas e panos macios, umedecidos em produtos neutros. Modere na força usada ao esfregar a peça e evite fazer movimentos circulares, para não danificar a textura. Ah, e antes de iniciar a limpeza, lembre-se de desligar o disjuntor, ok? Melhor prevenir!

Independentemente de morar em um apartamento ou em uma casa, a coifa mantém o espaço livre de vapores, fumaça e odores, além de purificar o ar, trazendo mais conforto térmico, bem-estar e qualidade de vida para seu dia a dia. E como se tudo isso já não bastasse, o equipamento ainda aumenta a vida útil dos armários da cozinha!

Agora que ficou muito mais fácil escolher e comprar coifa para cozinha, comente e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Compartilhe seus questionamentos e suas opiniões conosco! E se quiser ter acesso a muitas outras dicas, não deixe de assinar nossa newsletter!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

NO COMMENTS