5 dicas para organizar sua área de serviços

2
1025

Ainda que a área de serviço seja um cantinho escondido da casa, ela é extremamente importante para o bom andamento da residência. É lá que as roupas costumam ser lavadas e às vezes estendidas. É lá também que os itens de limpeza são armazenados.

Como esse espaço tende a ser compacto e reunir uma série de coisas, é importante ter atenção redobrada na organização, para a área de serviço não acabar se transformando na área da bagunça. Confira as nossas dicas e descubra como deixar esse ambiente tão bonito e organizado como as demais áreas do seu lar doce lar. Vem com a gente!

Use a criatividade e faça um planejamento

Para organizar ambientes pequenos e otimizar os espaços, é indispensável usar uma boa dose de criatividade, além de um planejamento eficiente. O ideal é que você coloque no papel as necessidades da sua área de serviço, identifique os problemas do ambiente e crie estratégias e soluções para deixar o espaço mais organizado e harmonioso.

Pense na funcionalidade

A área de serviço é um espaço da casa que deve ser bastante funcional, afinal, múltiplas atividades serão realizadas nesse ambiente. Diante disso, é fundamental que você opte por móveis práticos, resistentes, bonitos e fáceis de limpar. Prefira também as peças impermeabilizadas, já que as áreas de serviço tendem a ser lugares úmidos.

Aproveite a parede

Uma regra básica para a decoração e organização das áreas de serviço é deixar espaço para a circulação de ao menos uma pessoa. Entulhar o ambiente com coisas demais não ajuda nesse sentido! Além disso, colocar móveis no chão não é uma boa ideia, até porque, as máquinas já ocupam muito espaço. O ideal é instalar nichos, armários e prateleiras na parede. Ganchos também podem ser usados para pendurar vassouras, rodos e outros acessórios de limpeza.

Use cestos e caixas organizadoras

Outra forma de melhorar a organização da área de serviço é usar cestos para as roupas e caixas organizadoras para colocar os itens menores, como os prendedores, escova, etc. O mais indicado é que você tenha dois cestos: um para roupas sujas e um para roupas limpas e a passar.

Guarde os produtos de limpeza em um lugar inacessível para crianças

Instale prateleiras próximas ao tanque e à máquina de lavar. Você pode guardar sabão em pó, alvejante e amaciante nessas prateleiras. Os produtos de limpeza ficarão ao alcance de suas mão e longe do alcance das crianças.

Outras dicas para organizar sua área de serviço

  • Para aproveitar o espaço, encoste a tábua de passar, a lavadora e a secadora na parede. Se não couber a tábua de passar, coloque atrás da porta do quarto, na dispensa ou debaixo da cama.

  • Coloque um varal suspenso na área de serviço para usar em dias de chuva ou quando muitas roupas forem lavadas e você precisar de mais varal.

  • O piso ideal para a área de serviço é a cerâmica ou porcelanato, isso porque esses revestimentos são mais resistentes aos produtos de limpeza e à água.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Não esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou a sua área de serviço. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.