5 dicas para montar uma galeria de artes em casa

0
1130

Você é uma dessas pessoas que não pode ver um quadro bonito que simplesmente precisa parar para admirar? É fã incondicional de pôsteres e afins? Considera um programão passear no museu em um sábado à tarde? Então por que não montar uma galeria de artes no conforto do seu próprio lar? A princípio pode parecer trabalhoso, mas saiba, desde já, que é uma decoração relativamente simples de se fazer. Ficou curioso? Pois confira agora mesmo tudo o que você precisa saber para ter uma galeria de artes no aconchego de casa:

Escolha o espaço ideal

O primeiro passo para montar sua galeria é escolher o espaço onde os quadros serão colocados. Aí há quem opte pela maior parede da sala, contra a qual fica o sofá principal, exatamente para destacar as obras. Mas uma outra opção que pode ser bastante interessante é usar a parede do corredor, dispondo as obras por toda sua extensão. Independentemente do local escolhido, o importante é que ele ofereça a possibilidade de se pendurar várias obras, caso contrário não seria uma galeria, não é mesmo?

Separe todos os penduricalhos

Depois de escolher o espaço, chegou a hora de reunir todos os quadros e as molduras que você pretende expor na sua galeria caseira. Lembre-se de separar peças que tenham estilos parecidos ou que conversem umas com as outras por seguirem a mesma linha gráfica, terem cores complementares ou até mesmo completamente contrastantes. O importante aqui é conseguir avaliar o conjunto geral, a fim de saber se os quadros funcionam — ou não — bem juntos.

Crie uma parede de papel

Pegue um rolo de papel com grandes dimensões — ou, como alternativa, junte vários painéis menores de papel. Em seguida, crie, com esse papel, uma parede exatamente do tamanho da que você tem a intenção de criar sua galeria. Estenda o rolo de papel — ou os painéis — no chão, em um lugar onde você conte com espaço suficiente para poder se movimentar, e pense em como gostaria que sua futura parede de quadros ficasse.

Agora é o momento de brincar com a disposição dos elementos, alterando a composição dos quadros e das molduras até finalmente chegar ao resultado ideal, ou seja, à sua galeria de artes dos sonhos! Essa é uma etapa que pode levar um tempo maior, mas que é absolutamente fundamental para que o resultado final seja plenamente satisfatório.

Coloque o lápis para trabalhar

Use um lápis para contornar cada moldura, de forma que você desenhe seu formato exato em pedaços de papel. Quando terminar, retire as molduras e os quadros e veja como ficará a disposição final das peças se nada mais for alterado. Última chance de mudar algum detalhe antes de furar definitivamente suas paredes!

Separe os pregos e batuque

Fixe seu mural de papel usado para fazer as marcações na parede em que sua galeria de artes ficará com a ajuda de fitas adesivas. Depois, parta para a bateção dos pregos nos devidos locais reservados. Depois de já ter fixados todos os pregos, retire, com cuidado, a folha de papel. E pronto! Agora é só pendurar suas molduras e quadros de acordo com o planejado e admirar!

Agora comente aqui e nos conte: qual parede vai ser a privilegiada para abrigar sua galeria? Que critérios usou para escolher as obras? Compartilhe suas experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria