5 dicas para montar um closet pequeno e gastar pouco

0
1418

Não dá pra negar que, por oferecer maior comodidade aos moradores e permitir que cada peça de roupa, calçado e acessório seja mantido na mais perfeita ordem, o closet deixa a casa mais funcional, organizada e elegante. Diferentemente dos guarda-roupas e dos armários convencionais, esse espaço possibilita uma melhor visualização dos itens e faz com que se ganhe tempo no dia a dia. Pena que closets são exclusividades de residências amplas e sofisticadas, certo? Erradíssimo! A verdade é que até quem mora em um imóvel simples e compacto pode ter um closet para chamar de seu. E o melhor de tudo é que dá para montar um closet bem pequenininho sem gastar muito. Quer saber como tornar isso possível? Então confira as nossas dicas:

Considere o espaço disponível

O primeiro passo para montar um closet pequeno e barato é fazer um planejamento com base no espaço que você tem disponível. Se for apenas um cantinho do quarto, faça um closet com uma quantidade de divisórias proporcional ao tamanho do ambiente. Já se for uma sala à parte — como o sótão, o esquecido quartinho da bagunça ou um anexo do dormitório feito pensando exclusivamente no closet —, é possível contar com mais divisórias. Mas mesmo assim não exagere nas dimensões, porque o ideal é que sobre espaço para se locomover tranquilamente pelo ambiente.

Pinte o ambiente com cores claras

Ainda que o espaço seja pequeno, ele pode parecer bem maior do que realmente é se você souber como enganar seus próprios sentidos. Então comece pintando as paredes com cores claras. Também é indispensável que o closet seja bem iluminado e que o ambiente conte com espelhos para criar a sensação de amplitude. Acredite: tudo isso faz toda a diferença!

Use nichos e prateleiras

Ao montar seu closet, use prateleiras e nichos para otimizar e organizar o espaço. Prateleiras em formato de colmeia dão mais personalidade à decoração, além de facilitar a disposição e visualização das peças. Os nichos, por sua vez, deixam o closet mais estruturado e com mais possibilidade para guardar acessórios menores — como bolsas e chapéus.

Abuse das caixas organizadoras

Se você não dispõe de verba suficiente para investir em um closet sob medida, com material elaborado e design sofisticado, monte um de forma mais simples, com menos divisórias e sem muitos detalhes, mas igualmente funcional. Para suprir a falta de repartições fixas, use e abuse de caixas organizadoras para colocar sapatos e acessórios. Dê preferência a caixas transparentes, para que você saiba, sem precisar abrir uma a uma, o que está dentro delas. Mas se preferir caixas estampadas, de madeira ou de plástico leitoso, recorra a etiquetas para tornar o ambiente mais prático e organizado.

Inclua araras no ambiente

Se o closet é excessivamente pequeno e não há cabideiros suficientes para pendurar vestidos e casacos, arrume um cantinho para complementar o espaço com uma funcional arara. Coloque aí todas as peças que precisam ser penduradas, deixando mais visíveis as roupas que você usa com mais frequência. Assim se arrumar para sair vai ser vapt-vupt!

Viu como é totalmente possível montar um closet prático, pequeno, simples e barato? Então agora, que você certamente já resolveu montar um closet para chamar de seu, coloque nossas dicas em prática e não deixe de voltar aqui para nos contar como ficou, ok?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria