5 dicas para montar uma biblioteca em casa

0
2080

Se você está nervosamente vendo sua pilha de livros aumentar pouco a pouco sem saber onde colocá-los é porque finalmente chegou a hora de começar a montar sua biblioteca particular. Ter um local reservado para os livros é essencial tanto para sua conservação como para que você os encontre facilmente para uma consulta qualquer. Isso sem contar que montar uma biblioteca acaba inaugurando um cantinho especial da casa, próprio para o contato concentrado com a leitura. Pensando exatamente nesse cenário, resolvemos trazer neste post algumas dicas sobre como montar adequadamente uma biblioteca em casa. Ficou curioso? Então acompanhe já!

Organizando os títulos

A organização dos livros precisa seguir algum critério específico, fator essencial para que você encontre facilmente as referências procuradas. Eles podem ser organizados por ordem alfabética de autor, de título ou até por assunto. Assim ficará muito mais fácil se situar em sua própria biblioteca, ainda mais se você é um verdadeiro amante da leitura, possuindo muitas obras nas prateleiras. Faça o esforço de sempre guardá-los, depois da consulta, no mesmo lugar, seguindo as mesmas regras, já que um dia de descuido pode ser o suficiente para atrapalhar todo seu esforço de organização.

Limpando os livros

Papéis em geral costumam ser um enorme chamariz de poeira e mofo, o que torna necessário que se tenha cuidado redobrado com sua biblioteca. Assim, ao menos duas vezes por semana é recomendável passar uma flanela seca sobre os livros e as prateleiras, tirando o pó acumulado e evitando maiores danos. Esse cuidado também é importante para sua própria saúde, uma vez que livros empoeirados são grandes causadores de alergias e rinites. Cuidado também com a umidade em sua biblioteca, instalando-a em um local bem iluminado para que não haja risco de aparecimento de mofo.

Montando prateleiras ou estantes

Sua biblioteca pode ser montada em estantes ou prateleiras instaladas diretamente nas paredes. Opções de design, cores, tamanhos e materiais é o que não falta. Analise seu volume de livros já existente e consiga um suporte que comporte um pouco mais, afinal de contas, outros ainda títulos virão pela frente, não é mesmo? Lembre-se de checar se as prateleiras ou estantes são fortes o suficiente para suportar todo o peso para não ter uma surpresa desagradável depois!

Vários modelos de estantes e prateleiras você encontra no site da Casa Show. Clique aqui e aproveite!

Reservando o local

Nem toda casa ou apartamento terá um cômodo disponível para ser exclusivamente uma biblioteca. Entretanto, isso não é motivo para desânimos, pois sua biblioteca pode ser montada em qualquer cantinho disponível ou até em uma parede vazia. O cantinho da leitura pode ser montado no corredor, na sala, no escritório ou até embaixo de escada, desde que se faça um projeto sob medida. Só evite montar sua biblioteca no quarto, porque, mesmo limpos, os livros atraem ácaros e outros micro-organismos que podem causar alergia.

Deixando o ambiente mais confortável

Se houver espaço disponível, que tal providenciar um sofá ou uma poltrona em sua biblioteca? Dessa maneira, a leitura será ainda mais prazerosa e confortável, tendo um lugar propriamente reservado para isso. Invista também em luminárias e outros recursos para deixar o ambiente ainda mais convidativo e relaxante.

Com essas dicas não tem como errar: é só começar a arrumação e terminar lendo um bom livro no cantinho mais especial da sua casa!

Agora comente aqui e nos conte: você já tem um cantinho desse em sua casa? Como ele é organizado? Compartilhe suas experiências e ideias conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria