5 dicas para melhorar a climatização e a ventilação da casa no verão

0
2290

No verão, é essencial adotar medidas para aumentar o conforto térmico e tornar a temperatura da casa mais agradável, caso contrário, o calor excessivo pode causar indisposição e até queda de pressão. Melhor não deixar chegar a esse ponto, não concorda?

Quer saber como melhorar a ventilação e a climatização da sua casa com algumas dicas super simples e eficientes? Então continue lendo o nosso artigo e deixe seu lar mais fresco nesse restinho de verão:

Saiba usar o ar-condicionado

Procure usar o ar-condicionado de maneira consciente e responsável. Nesse caso, a dica é evitar sua utilização excessiva, deixando o aparelho reservado para os dias insuportavelmente quentes. Além disso, opte por modelos econômicos, a fim de não sofrer com as faturas de energia muito altas. Vale ressaltar que se o ar-condicionado estiver ligado, é importante que todas as portas e janelas permaneçam fechadas para garantir uma climatização eficiente. Quando o clima estiver mais ameno, dê preferência a outras alternativas, como a ventilação natural ou recursos como ventilador e toalhas molhadas sobre os móveis, por exemplo.

Use as janelas a seu favor

As janelas não existem à toa! Esses elementos estão na sua casa justamente para promover a iluminação natural e o arejamento da residência, portanto, use-as a seu favor! Caso você não tenha um ar-condicionado ou um climatizador de ar em casa, mantenha as portas abertas durante o dia, quando as temperaturas são mais altas, fechando-as apenas à noite, porque no período noturno a tendência é que não faça tanto calor. Simples, não?

Recorra aos climatizadores

Os climatizadores podem amenizar a sensação térmica em até 4ºC, o que pode parecer pouco, mas faz uma enorme diferença em termos de conforto. A função desse aparelho é climatizar o ambiente por meio da evaporação de água e da circulação de ar. Clique aqui e veja vários modelos de climatizadores para sua casa.

Outro aparelho que pode ajudar para uma casa mais fresquinha, são os umidificadores, principalmente onde o tempo é mais seco.

Posicione bem os ventiladores

Um ventilador potente é capaz de fazer milagres pelo conforto térmico da sua residência, mas, para isso, é crucial que os aparelhos sejam colocados em pontos estratégicos da casa, como, por exemplo, nos cômodos com pouca ventilação. Vale ressaltar que os ventiladores de teto promovem uma ventilação mais abundante e abrangente, ok? Pense nisso quando for escolher o seu!

Aposte em arquitetura e paisagismo

Não são só os aparelhos que podem promover uma casa ventilada e bem climatizada, viu? Vale investir também na arquitetura e no paisagismo para amenizar a temperatura e deixar a residência mais fresca. As plantas e os espelhos d’água, por exemplo, reduzem a temperatura do ambiente em até 3ºC. Quanto ao projeto arquitetônico, vale investir em beirais e telhas cerâmicas.

Agora comente aqui e nos conte qual das nossas dicas de ventilação e climatização você já usa em sua casa! Quer acrescentar sua própria dica? Deixe seu comentário e compartilhe suas sugestões conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria