5 dicas para limpar e recuperar o brilho de objetos de metal

0
21454

Por mais que você cuide muito bem de seus objetos metálicos, com o tempo, os utensílios de bronze, inox, alumínio, ferro e estanho vão, naturalmente, perdendo seu brilho. Uma pena, né? Mas a boa notícia é que, se eles forem higienizados adequadamente, é possível, sim, recuperar o brilho perdido e ter os artigos metálicos novamente reluzentes.

Então confira a seguir algumas dicas super simples e práticas para resgatar o brilho das peças e deixá-las novinhas em folha. Vamos lá?

Use sempre panos macios

O primeiro passo para limpar adequadamente seus objetos de metal é escolher um pano macio e que não solte fiapos. Assim, ele não vai deixar resíduos nem arranhar a peça. Segundo especialistas, o ideal é usar paninhos de algodão ou de microfibra para essa finalidade.

Capriche na higienização

Ao contrário do que muitos podem pensar, não basta simplesmente polir os objetos metálicos. É preciso limpá-los antes do polimento, a fim de impedir que a oleosidade e eventuais detritos roubem o brilho da peça. Isso vale para fornos, fogões, panelas e até mesmo artigos decorativos. Vale ressaltar que a sujeira danifica os objetos metálicos, além de criar uma barreira entre o polimento e o metal, impedindo que o brilho seja resgatado.

Aposte em água e sabão neutro

Quanto menos abrasivos forem os produtos que você usar, melhor. Nesse sentido, a água e o sabão neutro são imbatíveis antes do polimento. Essa suave combinação é capaz de eliminar resíduos e deixar a peça pronta para voltar a brilhar. Se for necessário, utilize uma escovinha de cerdas macias para limpar as fendas dos objetos metálicos.

Tire as manchas com cuidado

Se a peça de metal estiver manchada demais, invista em uma solução caseira ácida para eliminar as manchas. Para tanto, molhe um pano macio em suco de limão ou vinagre, passe sobre a superfície e deixe a solução agir por dois minutinhos. Depois é só esfregar o metal. Se não der certo, misture 1 colher de sal com uma colher de vinagre e outra de suco de limão. Feito isso, aplique a mistura no objeto de metal e a esfregue na superfície. Enxágue e veja como a peça vai ficar brilhante em dois tempos!

Recorra ao milagroso bicarbonato

Recupere de vez o brilho de seus objetos de metal com a intervenção divina do santo bicarbonato. É só fazer um belo polimento usando uma pasta composta por 50% de bicarbonato de sódio e 50% de água. Esfregue a pastinha fazendo movimentos suaves e circulares para evitar arranhões. Por fim, enxágue com água pura e seque com um pano macio de microfibra. Se for preciso, repita o processo. Vale destacar que o bicarbonato possui poder alvejante, além de não desgastar o objeto e neutralizar o pH. Milagroso, não?

Se você estiver precisando de objetos para auxiliar na limpeza, confira no site da Casa Show. Clique aqui e encontre o que precisa para tornar a limpeza de casa mais simples!

Viu como é fácil garantir que seus objetos metálicos fiquem sempre reluzentes? Seguindo as nossas dicas, suas peças de metal serão como espelhos. Já testou alguma dessas soluções? Compartilhe suas impressões e experiências conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria