5 dicas na hora limpar sua máquina de lavar louças

0
2306

As máquinas de lavar louça servem para limpar, vivem em contato com água e sabão, mas não é por isso que você deve descuidar da higienização desse eletrodoméstico. Ao contrário do que muita gente acha, as lava-louças também precisam ser lavadas, pois os resíduos de gordura e alimentos podem acumular na máquina, entupir as tubulações e diminuir a performance do equipamento.

Quer saber como limpar a sua máquina de lavar louças da maneira mais adequada. Então continue lendo o nosso artigo e descubra como realizar essa tarefa sem dor de cabeça e sem complicação. Vem ver!

Confira se a máquina está suja

Ao final de cada lavagem, o ideal é que você confira se a máquina está suja. Verifique se há resíduos alimentares obstruindo a movimentação das hélices. Se houver, limpe os filtros da lava- louças usando água corrente e uma escovinha macia.

Limpe cuidadosamente a parte externa

Antes de começar a limpeza da máquina, desligue-a da tomada para evitar choques. Feito isso, use um pano úmido, limpo e macio para higienizar a parte externa do aparelho. Evite os produtos abrasivos, como álcool, solventes e esponjas de aço.

Foque nos filtros

É indispensável que os filtros sejam limpos sempre depois da utilização da máquina. Para tanto, retire o cesto da parte inferior, puxando até o limite. Retire o seu conjunto de filtros, limpe-os com água corrente e tome muito cuidado para não danificar a tela. Se for preciso, use uma escovinha macia nessa etapa do processo de limpeza.

Elimine os fungos

Para eliminar fungos, germes e bactérias, programe o ciclo de lavagem com a temperatura mais alta e sem louças dentro do aparelho. Coloque somente uma tigela de vidro com vinagre, água e bicarbonato de sódio. É tiro e queda!

Passo a passo para uma limpeza profunda

Para garantir o bom funcionamento da sua máquina de lavar louças por muito tempo, faça uma limpeza profunda mensalmente ou quando ela estiver demasiadamente suja. Veja a seguir o passo a passo para essa limpeza:

  1. Retire todas as peças removíveis da sua máquina de lavar louças.

  2. Coloque essas peças na pia e deixe-as de molho em uma solução de água com vinagre.

  3. Tire todas as prateleiras e também o suporte para talheres. Feito isso, limpe esses acessórios com um pano umedecido em água e vinagre.

  4. Limpe toda a parte interna da sua lava louças usando um pano úmido. Se houver muita sujeira, utilize uma escova de cerdas macias ou até mesmo uma escovinha dental antiga para limpar os cantinhos de forma impecável. Só tome cuidado para não riscar a máquina.

  5. Devolva todas as peças retiradas e confira se elas estão bem presas. Prontinho! A sua máquina de lavar louças estará limpíssima e pronta para o uso!

E aí, você gostou das nossas dicas? Como você costuma cuidar da sua lava louças? Agora que você já sabe como fazer a higienização da sua máquina de lavar louças, mantenha esse aparelho sempre limpo e evite problemas no futuro. Até a próxima e continue de olho nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria