5 dicas incríveis para organizar seu home office

0
1277

 

Se você tem um home office, sabe exatamente que esse ambiente deve ser favorável ao desempenho de um bom trabalho. Para garantir a produtividade, é fundamental que as coisas estejam em ordem, de modo que tudo seja encontrado com facilidade. Muitas vezes, a bagunça de papéis, documentos, artigos de papelaria e outros objetos contribui para a procrastinação e a desorganização mental, comprometendo o cumprimento das tarefas diárias. Para te ajudar nessa missão,  listamos algumas dicas incríveis para organizar seu home office. Vem com a gente!

1. Invista nas caixas e potes organizadores

Não abra mão de organizadores de mesa, armário e gaveta, pois eles ajudam a manter cada coisa em seu devido lugar, facilitando – e muito – a organização diária. As caixas, potes e compartimentos específicos para guardar  canetas, clips, post-its facilitam e agilizam as suas atividades. Pense nisso!

2. Use e abuse dos gaveteiros

Ainda que seu home office seja pequeno, tenha ao menos um gaveteiro no ambiente. Os gaveteiros tendem a ser compactos e são indispensáveis para manter a organização dos documentos em pastas. Para otimizar o espaço, uma dica é posicionar o gaveteiro embaixo da escrivaninha.

3. Use bandejas para os documentos e pastas

Os papéis e documentos que estiverem soltos ficam melhor acomodados em bandejas devidamente identificadas. Tenha bandejas para as papeladas pendentes de análise ou assinatura. Assim, você consegue se lembrar do que ainda tem para resolver. Logo que as questões forem solucionadas, os papéis podem ser eliminados ou arquivados. Evite guardar papelada inútil, pois além de acumular poeira, o excesso de papel gera bagunça!

4. Aposte nas divisórias de gaveta

Uma maneira excelente de organizar o seu home office é apostar nas divisórias de gaveta. Caso você não queira comprar, é possível fazer divisórias de um jeito simples e econômico. Basta medir as gavetas e, com base nas dimensões, cortar tiras de papelão e revesti-las com papel contact. Essa é uma dica simples, mas muito eficaz para manter as miudezas e objetos de trabalho em ordem.

5. Prefira uma escrivaninha espaçosa

Nem sempre dá para optar por móveis grandes mas, se você possui espaço disponível, prefira uma escrivaninha ampla, com várias gavetas e uma base com área livre para o trabalho.  Vale destacar que manter o computador e os materiais de escritório dispostos em um mesmo lugar facilita a organização e agiliza o trabalho no seu home office.

Dicas extras

  • Crie regras internas para o uso do home office. Se tirar algo do lugar, devolva assim que terminar de utilizar. Se sujar, limpe. Se abrir tampe. Assim o escritório domiciliar ficará sempre em ordem;

  • Procure categorizar os itens e deixar os objetos semelhantes sempre juntos. Por exemplo: é super funcional deixar os materiais de escritório (clipes, grampos, corretivo, borracha de dinheiro, bloco de notas, caneta) em uma única gaveta;

  • Procure etiquetar caixas
    e pastas para facilitar a localização dos objetos e documentos;

  • Prateleiras, nichos e revisteiros são ótimas opções para obter um melhor aproveitamento do espaço e garantir uma boa organização;

  • Organize os documentos em pastas exclusivas, ou seja, tenha uma para as contas, uma para documentos pessoais, uma para comprovantes, uma para projetos, etc.

E você, como organiza o seu escritório particular? Compartilhe suas experiências conosco e não se esqueça de deixar sugestões no espaço dos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria