5 dicas para incluir flores e plantas na decoração da sua casa

1
1574

As plantas são elementos capazes de embelezar e alegrar qualquer ambiente, pois dão um toque de vida e frescor aos espaços, trazendo a natureza para dentro de casa.  Não dá para negar que nas residências, as plantas cumprem um papel multifuncional de melhorar a estética dos ambientes e aumentar o bem-estar dos moradores, tornando o local mais agradável, perfumado e arejado.

Em meio a rotinas intensas e dias cada vez mais corridos e atribulados, temos pouco tempo para entrar em contato com áreas verdes. Mas se você não pode ir até o verde, que tal trazer o verde para perto de você? Pode ser através de um jardim de inverno, horta particular, vasos de flores espalhados pela casa ou até mesmo, das tradicionais plantinhas suspensas na varanda.

Quer saber como usar as flores e plantas na decoração do seu lar doce lar? Então continue lendo o nosso artigo e confira as dicas especiais que preparamos para você. Vem com a gente!

Use nichos para colocar vasinhos

Uma boa pedida para decorar a casa e economizar espaço é instalar nichos de vários tamanhos na parede. Essas peças vão servir de suporte para colocar vasinhos de planta. O visual fica incrível e o preço dos nichos é muito acessível. Vale ressaltar que o ideal é que os nichos tenham pelo menos 10 cm de profundidade, mas a depender do tamanho do vaso, talvez seja necessário optar por nichos mais profundos.

Você encontra vários modelos de nicho clicando aqui.

Reaproveite elementos

Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, é interessante aprender a reutilizar objetos. Você pode, por exemplo, fazer um trabalho de decoupagem em latas de leite e transformá-las em vasos de plantas. Dá também para usar embalagens longa vida para montar a sua mini-horta. Outra estratégia bacana e pra lá de charmosa é usar garrafas para colocar flores.  Nos eventos em casa, esse tipo de decoração alternativa costuma fazer muito sucesso.

Monte um jardim de inverno

Na varanda, debaixo da casa ou em um cantinho inutilizado, monte um jardim de interiores, também conhecido como jardim de inverno. Além das plantinhas você vai precisar de pedras, fontes e outros acessórios. Caso o espaço permita, inclua móveis rústicos, como bancos e mesas nesse ambiente.

Seja criativo

Se você tem um jardim na área externa da sua casa, use a criatividade para torná-lo ainda mais bonito. Transforme escadinhas e suportes de vasos, instale prateleiras coloridas, disponha as ferramentas de jardinagem de um jeito diferente, cultive plantas exóticas, decore seus vasinhos, use caixotes e pallets para colocar as plantas, espalhe placas criativas pelo jardim, enfim, solte a imaginação.

Saiba escolher as plantas

Por mais que você goste de plantas, não exagere na quantidade. Sua casa não precisa parecer a Mata Atlântica, até porque, é difícil cuidar das plantinhas quando há muitas espécies em um mesmo ambiente. Na hora de escolher as plantas a serem cultivadas, analise a estética da espécie, os cuidados que ela demanda e, principalmente, a adequação ao clima da sua região e configurações do espaço. Considere, por exemplo, a incidência de luz, calor e umidade no local.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai usá-las na sua casa? Lembre-se que planta bonita é planta bem cuidada. Só cultive plantas na sua residência se você estiver realmente disposto a se dedicar a elas.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.