5 dicas de iluminação para sua sala de estar

0
1560

A sala de estar é, geralmente, o local onde as pessoas passam mais tempo quando estão em casa. É o espaço no qual se recebe visitas, se reúne a família e também assiste televisão. Portanto, é interessante que este ambiente seja o mais aconchegante possível, não é mesmo?

Quando o assunto é conforto, um item não pode ficar de fora: a iluminação. Locais com pouca luz, por exemplo, deixam o ambiente mais frio, distante da proposta que se espera para uma sala de estar.

Se você está de mudança para casa nova ou só quer dar uma repaginada na iluminação da sua sala, confira agora as 5 dicas que selecionamos!

.

1. Prefira as cores claras para as paredes

Para deixar a sala de estar bem iluminada, o ideal é ter as paredes pintadas de branco, gelo, areia e outros tons claros. Esta medida colabora, ainda, para promover uma maior sensação de amplitude no ambiente.

Com o objetivo de dar mais ênfase às paredes claras, você também pode optar por uma iluminação que se reflita nestes tons suaves, como uma saída de luz no nicho do teto, por exemplo.

2. Luz direta para os objetos

Outra dica de iluminação para a sua sala de estar, que ainda traz elegância ao ambiente, é a aplicação da luz direta sobre os artigos de decoração, como vasos, esculturas e quadros. Para aplicar esta estratégia, você pode optar por spots de embutir ou sobrepor lâmpadas.

Uplights, muito usados em iluminação de festas, também são uma alternativa interessante para promover o clima de aconchego. Se quiser realçar um quadro na parede, uma dica é localizá-los no chão.

3. Ilumine os cantos da sala

Os cantos de um ambiente, às vezes, ficam esquecidos: o que pouca gente sabe é que eles são ideais para criar uma iluminação cheia de charme. Para estes locais, o indicado é lançar mão de luminárias com pedestal ou candeeiros.

Existem diversos modelos destes objetos no mercado que podem conceder à sua sala um ar mais moderno ou tradicional, a depender do seu gosto. Só esteja atento a um detalhe: não escolha uma peça muito grande ou muito pequena que fique desproporcional em relação ao tamanho do ambiente.

4. Aposte em luminárias e lustres cheios de estilo

Elas não precisam estar apenas nos cantos: as luminárias também ficam super bonitas em cima de uma mesinha de centro, por exemplo, formando um convite ideal para uma noite de leitura. A dica principal para não errar na mão na hora de comprar é eleger um modelo que seja coerente com a decoração do espaço.

Dependendo do modelo de lustre escolhido, você também pode obter uma iluminação diferenciada para a sua sala. Só tome cuidado com o posicionamento do item decorativo para não ofuscar as pessoas que estiverem sentadas no sofá.

5. Para uma iluminação mais sofisticada, invista nestas dicas

A forma como os ambientes são iluminados também ajuda a criar um estilo mais moderno, clássico ou sofisticado para o local. Se a sua ideia é criar uma sala de estar glamourosa, aposte nas luzes incandecentes, que se assemelham às velas.

Outra maneira de deixar a sua sala mais sofisticada é apostar neste mesmo tipo de lâmpada embutindo-o na sanca. Com esta medida, cria-se também um ar mais romântico no ambiente.

Se você mora em um apartamento e sua sala é bem pequena, então a dica é apostar nas  lâmpadas halógenas dicróicas. Elas são pontuais e podem ser colocadas de forma a realçar o home theather, por exemplo.

___________________________

Com estas sugestões, procure alinhar a decoração e a iluminação da sua sala de estar ao estilo de vida dos moradores da casa. As luzes são capazes de alterar completamente o clima de um ambiente – invista nas nossas dicas para criar um local aconchegante que reflita o dia a dia da sua família.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria