5 dicas para decorar com peças de madeira

0
1637

Alguns materiais são atemporais quando o assunto é decoração. A madeira é um exemplo: seu uso proporciona conforto, beleza e até sofisticação aos mais variados ambientes da casa. A versatilidade do item também é marcante, já que ele pode estar presente nos móveis, janelas, portas e outros objetos decorativos. O segredo é saber como combinar.

É possível, por exemplo, misturar diferentes tipos de madeira, evitando apenas que as cores não contrastem muito – pinho e mogno, para citar uma situação, não casam tão bem. O material também combina com outros itens, como o vidro, as pedras e o cimento. O que vale é usar a criatividade e o bom senso!

A seguir, confira as 5 sugestões que selecionamos para utilizar peças de madeira na decoração:

Aposte em um belo painel

Se você gosta da madeira mas prefere contar com apenas uma peça feita do material, a dica é apostar em um painel. Fica lindo na sala de tevê, principalmente logo atrás do aparelho. Muito utilizada na decoração, a madeira de demolição pode ser uma boa opção para este artigo. Ela é ecologicamente correta e suas imperfeições criam um ar mais rústico, mas também sofisticado em contato com outros materiais. A única desvantagem é o preço: ela é mais cara em comparação a outros modelos.

O painel também pode ser montado na sala de jantar – você pode inclusive pedir para que o marceneiro misture vários tipos madeira, criando um contraste. Para não deixar o ambiente pesado, vale investir em uma mesa de vidro e uma cristaleira.

Janelas, portas, revestimentos

A madeira não precisa estar necessariamente em artigos decorativos. Ela pode fazer parte da estrutura do ambiente, incorporando o piso, as portas e as janelas. Vale ressaltar que ela é um material resistente e que proporciona grande conforto térmico. Para estes casos, o uso é indicado para cômodos de grande circulação como salas de estar e jantar ou quartos.

Com o intuito de evitar problemas e dificuldades na hora de combinar com o restante da decoração, é aconselhável que o tom da madeira não seja nem tão escuro e nem tão claro. Outra dica é envernizar o material para aumentar a durabilidade. No caso das portas, prefira os modelos vazados, com vidro (chamados de “porta- camarão”).

Madeira: combinação com palha e couro

Versátil, a madeira combina muito bem com o couro. Na sala de estar, por exemplo, você pode optar por mesinhas de centro e canto em madeira maciça e um belo sofá de couro.

Outra dica é apostar na integração da madeira com a palha. Mobílias deste tipo são muito utilizadas em casas de praia ou em áreas externas. Se você mora em um apartamento, pode adquirir uma mesinha e cadeiras de madeira mescladas com palha para a varanda ou sacada. O efeito final é bem charmoso!

Pequenos elementos de madeira

Nichos e prateleiras são ótimas soluções para espaços reduzidos, além de permitirem uma decoração diferenciada. Ao invés de apostar em um painel ou rack, por exemplo, você pode acomodar vários nichos na parede da sua sala.

As prateleiras também podem ser bastante versáteis no quarto das crianças, acomodando os brinquedos e outros objetos que precisem ser facilmente retirados e colocados no lugar. São ideais para acomodar artigos que possam ficar expostos no ambiente.

Para investir em outros detalhes do material, os espelhos com moldura em madeira também são uma ótima alternativa. Eles podem criar um visual super sofisticado e aconchegante no hall de entrada ou na própria sala de jantar.

No jardim, na piscina, no espaço gourmet

A madeira combina tanto com ambientes internos como externos. Se você mora naqueles apartamentos que contam com uma área externa para refeições – o chamado espaço gourmet – pode optar por uma bancada de madeira de demolição.

Para a piscina, a dica é investir em um deck de madeira, que provoca um efeito bastante sofisticado. A área externa também pode ser complementada com bancos e cadeiras do material, excelentes opções para os momentos de relaxamento. Para completar o visual, lance mão de almofadas coloridas e vibrantes, que contrastam bem com o tom castanho do item.

Com todas as dicas acima, basta usar a criatividade e deixar os ambientes mais bonitos e confortáveis com mobílias, janelas, portas e pisos de madeira. Se você tem experiência com decorações com o material ou tem outra sugestão para deixar a casa mais bela, não deixe de comentar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria