5 dicas de como limpar lustres e pendentes de cristal

0
5934

Itens suspensos na forma de lustres e pendentes sempre foram destaque na iluminação de muitas residências. Embora imponentes e elegantes, a maioria dessas peças também são delicadas e exigem cuidado redobrado durante a limpeza e manutenção.

Para te ajudar nesse processo, listamos abaixo 5 dicas de como limpar lustres e pendentes de cristal com segurança!

1. Prepare o ambiente

O primeiro passo para a limpeza de qualquer tipo de luminária é garantir a segurança de quem irá fazer o serviço. Antes de tudo, é necessário desligar a energia elétrica da casa para evitar que o contato direto com a fiação cause acidentes e choques elétricos.

Escolha o período do dia para fazer esse trabalho, já que assim garantirá luz natural suficiente para visualizar cada cômodo com qualidade. Após o bloqueio da rede elétrica, aguarde alguns minutos para permitir que lâmpadas e luminárias resfriem por completo.

2. Retire os lustres e pendentes

A retirada dos lustres e pendentes é importante para uma limpeza completa, mas é preciso ter cuidado redobrado nesse processo. Escolha um móvel ou escada reforçada para apoiar os pés e ter alcance total das peças contidas no teto.

Como itens pendentes costumam balançar com movimentos, a dica é criar uma proteção extra colocando um cobertor ou tapete grosso sobre o chão abaixo das luminárias. No final, retire também as lâmpadas para que recebam a limpeza.

3. Remova a poeira das peças

Muita gente não sabe como limpar lustres e pendentes de cristal devido à fragilidade desse material. Para tornar esse procedimento mais fácil e livre de estragos, mantenha as luminárias sobre uma superfície plana e revestida com tecido macio.

Agora, use um espanador ou flanela para remover toda a poeira contida nas peças do lustre ou pendente. A limpeza a seco é essencial para evitar riscos causados por partículas impregnadas no material. Se quiser, pode até usar um aspirador de pó portátil para agilizar essa etapa.

4. Limpe com os produtos adequados

Cada material exige um produto específico na limpeza. Se ainda tiver a embalagem das luminárias, pode procurar no espaço de especificações do fabricante as informações relativas aos cuidados com a peça para que possam complementar esse procedimento.

Caso não tenha nada nenhum material para te orientar, a dica é dar preferência para os produtos mais simples e à base de água na hora de higienizar o cristal. As faxinas mais reforçadas podem ser feitas com um pouco de água e sabão neutro.

Com auxílio de uma esponja macia, envolva peça por peça em um pouco de água fria e sabão diluído. Para o enxágue, aplique água morna até ter certeza de que todo o sabão foi removido. Mantenha em um local seguro para que os lustres e pendentes sequem.

5. Finalize com secagem e polimento

Não há problema nenhum em deixar as luminárias secando de forma natural. Porém, a aparência do cristal após a limpeza pode ficar mais interessante se você secar as peças com auxílio de uma flanela ou outro tecido macio.

Além de agilizar o processo de secagem, essa solução permite que você faça o polimento dos lustres e pendentes. Nesse momento, tenha paciência e esfregue cada peça com cuidado para obter brilho sem causar danos ou estragos.

Agora que já sabe como limpar lustres e pendentes de cristal, tente estabelecer um cronograma de limpeza mensal para manter a beleza e prolongar a vida útil das peças.

Para mais dicas para o lar, siga e acompanhe a Casa Show através das redes sociais!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria