5 dicas de como economizar energia sem perder o conforto

0
832

5 dicas de como economizar energia sem perder o conforto

O aumento galopante das contas de energia elétrica, tanto quanto a adoção por tempo indeterminado da bandeira vermelha como forma de tarifação, tem nos causado preocupação com a economia diária em nossos hábitos, tendo em vista o impacto que este custo passou a provocar no orçamento doméstico. Mas saiba que existem algumas atitudes que podemos tomar em nosso dia a dia, que, além de fazer com que vivamos de uma forma mais responsável quanto ao futuro do planeta, podem provocar uma redução considerável em nossos gastos mensais.

Acompanhe nosso post de hoje e saiba como economizar energia através de ações simples, e sem fazer com que você perca o conforto das vantagens que a eletricidade proporciona através da adoção de novos hábitos. Vamos lá?

1- Luz natural

A melhor alternativa para economizar energia, principalmente no horário de verão, é procurar deixar sempre as janelas e outras entradas de luz abertas. Uma forma para que esta ação seja melhor aproveitada é dispor os móveis de utilização constante mais próximos das janelas e portas.

Caso deixá-las abertas não seja possível, uma recomendação eficaz é a aquisição de cortinas translúcidas de cor clara.

2- Pintura dos ambientes

Para otimizar a entrada de luz através de portas e janelas como forma de iluminar melhor os ambientes, uma dica que funciona muito bem é pintar os ambientes com cores claras. Isso ocorre em função da luz ser mais facilmente refletida em paredes de cor clara, ao contrário do que ocorre em ambientes pintados com cores escuras, onde as paredes irão absorver a luz ao invés de refleti-las, deixando o local menos iluminado e com a possível necessidade de utilização de luzes elétricas.

3- Lâmpadas fluorescentes e de led

Precisa manter os ambientes iluminados por lâmpadas, mas economizando na conta? Invista em lâmpadas fluorescentes ou as de led! Esta tecnologia promete ser até 80% mais eficiente em relação à capacidade de iluminação gastando menos energia, se comparada com as tradicionais lâmpadas incandescentes. O investimento nestes tipos de lâmpada se justifica, principalmente, pela sua durabilidade, que pode chegar a 25 mil horas dependendo do modelo, segundo dados da Eletrobrás.

(x)-dicas-de-como-economizar-energia-sem-perder-o-conforto3425

4- Na hora de trocar os eletrodomésticos

Outra dica valiosa de como economizar energia é ter atenção a alguns detalhes importantes na hora de substituir seus eletrodomésticos. Tanto os aparelhos nacionais quanto os importados possuem classificações relacionadas à capacidade de economizar energia estampadas em etiquetas coladas nos aparelhos. Os eletrodomésticos nacionais possuem classificações dadas pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), enquanto grande parte dos importados possuem o selo “Energy Star”. Sempre leia e compare estes tipos de avisos na hora de escolher seu novo eletrodoméstico.

5- Na hora de construir ou reformar

Vai construir sua moradia ou reformar a sua casa? Não se esqueça da economia de energia! Pense na construção de janelas maiores, claraboias, instalação de sensores de presença, e outros aspectos que lhe permitirão utilizar o mínimo possível de energia elétrica, além de manter uma temperatura mais amena em seu lar.

E você? O que tem feito para manter a conta de energia em sua casa mais econômica? Aproveite os comentários abaixo e converse com a gente!

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria