5 dicas criativas para instalar banheira em um banheiro pequeno

0
4304

Imagine: você chega em casa depois de um dia cansativo de trabalho, abre um vinho, escolhe a música perfeita e entra na banheira com a água quente. Deu para imaginar a sensação de relaxamento que essa cena traz, não é mesmo? Muitos sonham com esse momento, mas não conseguem imaginar como instalar banheira no banheiro do seu apartamento ou da sua casa.

A planta dos apartamentos e das casas construídas nos anos 70 e 80 priorizavam os grandes espaços — aplicando essa premissa inclusive aos banheiros. Por isso é comum encontrar apartamentos antigos com banheiros amplos e muito espaço livre. Só que o modelo de construção vigente nos dias de hoje reduziu drasticamente o tamanho dos banheiros, que são projetados, na maioria das vezes, somente para acomodar os itens necessários como chuveiro, vaso sanitário e cuba.

Contudo, você sabia que, com um pouco de criatividade e observação do ambiente, ainda é possível instalar uma banheira nesses espaços? Veja, a seguir, 5 ideias criativas que podem te ajudar a ter esse item no seu banheiro!

Troque sua ducha

É possível criar um espaço para ducha e outro espaço para a banheira. Isso porque chuveiros de teto ocupam menos espaço e diminuem o tamanho do boxe. Então, escolha uma ducha de teto eficiente e construa um quadrado de vidro ao seu redor, criando o espaço ideal para instalar a banheira.

Invista em espelhos

Se apesar de pequeno o seu banheiro tem espaço para instalar banheira, mas você tem medo que ele pareça ainda menor, uma boa dica para dar a sensação de amplitude ao ambiente é optar por grandes espelhos. Eles são muito eficientes quando instalados em locais estratégicos, além da parede que fica em frente à cuba.

Dupla função

Não é todo dia que você tem vontade de tomar um banho de banheira, certo? Muitas pessoas desistem da instalação de uma banheira por causa do grande espaço que ela ocupa sem possuir uma função realmente necessária no cotidiano.

Mas, se você não possui muito espaço no banheiro e precisa de mais lugares para apoiar e armazenar alguns objetos, basta criar uma ampla bancada em cima da sua banheira. Providencie um retângulo em MDF do tamanho da sua banheira e utilize o material para fechar o espaço quando não estiver sendo utilizado.

Eleve a banheira

Se o banheiro já é pequeno, banheiras com hidromassagem costumam ocupar um espaço ainda maior. Portanto, para acomodar o motor do aparelho e suas tubulações de instalação, crie um elevado e otimize o espaço do seu banheiro, escondendo os motores embaixo do aparelho. Aproveite e escolha um novo revestimento diferenciado para esse espaço, dando mais destaque para a sua banheira!

Instale a banheira no mesmo espaço da ducha

Em muitos casos ainda é possível instalar uma banheira no mesmo espaço da ducha. Dessa forma, não é necessária a instalação de uma nova tubulação, sendo utilizada a já existente para a ducha. Assim você consegue economizar na instalação e otimizar o seu espaço, adicionando um novo item para o seu banheiro sem prejudicar a circulação.

E então, se empolgou com a ideia de instalar banheira em sua casa e curtir momentos de relaxamento em imersão? Que tal ir além e se inspirar com nosso post sobre 5 motivos para ter um ofurô de madeira em seu lar?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria