5 dicas de conservação para mármores e granitos

1
3718

Os acabamentos em mármore e granito normalmente custam caro. O investimento, porém, vale muito a pena se levarmos em consideração que eles agregam beleza aos espaços e são duráveis e atemporais, já que nunca saem de moda.

Essas peças são requintadas, e a sua estética clássica é adequada para diferentes ambientes e decorações. Por essas e outras, é preciso cuidar bem dos seus pisos e bancadas para conservá-los bonitos por muito mais tempo.

Quer saber como manter as peças de mármore e granito da sua casa em ótimo estado? Acompanhe nosso post!

Não abra mão da impermeabilização

Algumas empresas já entregam as pedras semi-impermeabilizadas, mas é necessário reforçar a proteção periodicamente. O mais indicado é que a cada seis meses seja aplicada uma nova camada de impermeabilizante para conservar o mármore ou granito em bom estado.

Seja criterioso na instalação

A instalação das pedras de mármore ou granito deve ser feita por profissionais especializados, a fim de evitar desníveis e dores de cabeça no futuro. Os profissionais possuem não só experiência, como também os equipamentos adequados para a aplicação. Cumpre destacar que assim que a pedra for assentada, é necessário deixar o ambiente livre de circulação para que a massa fique bem seca e o acabamento seja perfeito.

Cuidado para não derramar líquidos na superfície

Alguns líquidos podem manchar a superfície de forma irreversível: café, vinho e produtos oleosos são os grandes vilões deste tipo de material. Tome bastante cuidado para impedir que eles caiam no seu piso ou bancada de granito. Se isso acontecer, não deixe a limpeza para depois. Higienize o local imediatamente!

Capriche na limpeza diária

O capricho, nesse caso, nada tem a ver com uma lista interminável de produtos de limpeza. Pelo contrário! O ideal é usar apenas água, sabão neutro e álcool. Vale destacar que qualquer outro produto pode acabar provocando sérios danos no material. Veja a seguir o passo a passo de limpeza:

  1. Dilua o detergente de PH neutro em água;

  2. Umedeça o pano nessa solução;

  3. Passe sobre a superfície;

  4. Finalize passando um pano limpo e seco.

Vale ressaltar que nem a água, nem o detergente devem ser jogados diretamente sobre o piso.

Mantenha os materiais abrasivos e alcalinos longe das pedras

Nunca limpe os granitos e mármores com detergentes alcalinos, ácidos, água sanitária, sabão em pó, solvente, querosene e afins. Eles podem comprometer a beleza e a qualidade do seu piso ou bancada.

Além disso, não deixe resíduos de palha de aço ou outros materiais compostos de alumínio, ferro ou aço sobre o granito ou mármore. Se permanecerem por muito tempo na superfície, eles podem enferrujar e acabar manchando o material.

No mais, é importante lembrar que os mármores e granitos são peças provenientes da natureza – é comum que não sejam uniformes e contenham veios, manchas e variações de cores. Lembre-se que estas características nem sempre são defeito ou problema de manutenção!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a conservação de mármores e granitos? Como você costuma cuidar destes materiais em casa? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco! Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.