5 dicas para usar bambu na decoração da casa

0
1661

Usar elementos naturais na decoração é uma excelente maneira de trazer vida e frescor para dentro de casa. E o bambu é um desses elementos com enorme potencial decorativo, que alia uma bela estética rústica com durabilidade e sustentabilidade. Já pensou que essa pode ser, inclusive, uma alternativa super econômica e original para substituir a madeira?

Durante muito tempo, o bambu foi visto como um material indicado somente para decorar áreas externas, mas, hoje em dia, ter detalhes de bambu também na parte interna das residências virou uma tendência forte do design de interiores. Quer saber como usar o bambu no seu imóvel e aproveitar esse material ecológico da melhor forma possível? Então continue lendo o nosso artigo:

Use bambus para dividir ambientes

Um jeito bem funcional e esteticamente interessante de usar bambus na decoração residencial é aproveitá-los para dividir os ambientes, uma vez que atualmente já existem incríveis biombos e painéis que funcionam muito bem para essa finalidade. Só tem um detalhe: como esse tipo de divisória tem um efeito rústico, é importante que a peça de bambu combine com o conceito do restante da decoração. Pode não ficar tão harmônico inserir, por exemplo, um biombo de bambu em um ambiente extremamente clássico e requintado!

Aposte no bambu para revestir paredes

O bambu pode ser usado para revestir tanto as paredes das áreas externas como dos ambiente internos. Na varanda, por exemplo, o visual fica acolhedor e relaxante, favorecendo até a montagem de um charmoso espaço zen. Vale ressaltar que você pode optar por bambus de tamanhos e cores diferentes, pois há uma enorme variedade de acabamentos no mercado, viu?

Invista em mobiliário de bambu

O bambu é tão versátil que pode ser usado também como matéria-prima na fabricação de móveis. É isso mesmo! Dá para ter armários, prateleiras, cadeiras, estantes, bancadas, aparadores, painéis e mesas de bambu! Atualmente existe até a possibilidade de encomendar mobília planejada de bambu, uma ideia que, além de linda, ainda é ecologicamente correta.

Faça um forro de bambu para sua casa

E se sua casa tivesse forro de bambu? Pois isso é plenamente viável, afinal, o material é leve, bonito, renovável e durável, o que faz dele um verdadeiro expoente da arquitetura sustentável. As treliças de bambu não só podem como devem ser usadas para forrar as residências, especialmente em varandas e pergolados. Mas para garantir a segurança e a estética do forro, é importante estudar o telhado e contratar uma empresa especializada para realizar o serviço, ok?

Instale pisos de bambu

Os pisos de bambu são bonitos, duráveis e de fácil manutenção. Só para se ter uma ideia, o bambu de alta densidade chega a ser mais resistente do que madeiras como Ipê, Cumaru e Perobinha. A instalação é tão prática quanto a dos laminados comuns e a limpeza diária demanda apenas um paninho levemente umedecido, seguido de outro pano seco. Simples assim!

No mais, que tal usar o bambu em luminárias, molduras, vasos, jogos americanos ou até mesmo em persianas? Tem mais dicas a acrescentar para enriquecer nosso post? Comente aqui e divida suas sugestões e impressões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria