5 dicas para aproveitar o espaço embaixo das escadas

1
1510

Aproveitar a área sob a escada é um dos mais antigos truques de arquitetura e decoração de interiores. Se bem projetada, essa utilização deixa o ambiente mais bonito, além de otimizar o espaço. Quando se fala em usar a parte debaixo das escadas, as possibilidades são muitas. Pensando nisso, listamos algumas dicas incríveis para usar essa área da sua casa com muita inteligência. Vem com a gente!

1. Que tal um jardim?

Uma excelente maneira de aproveitar a área sob a escada é montar um gracioso jardim interno, com vasinhos, pedras, fontes e arranjos. Essa opção agrega charme, vida e alegria ao ambiente, além de ser uma alternativa econômica. Texturas e revestimentos rústicos contribuem para deixar o visual mais bonito ainda.

2. Móveis sim, por que não?

Muitas escadas são projetadas para não ter nada debaixo, especialmente em imóveis compactos, onde a intenção é deixar os espaços livres e causar a sensação de amplitude. No entanto, em casas maiores e que possuem escadas, é possível incluir armários discretos, prateleiras e até mesmo aparadores na composição. Vale ressaltar que, no caso dos armários, as portas e gavetas são bastante úteis para a organização da residência.

3. Barzinho e Adega: opções ideais para quem gosta de receber visitas

Outra boa pedida é montar um barzinho particular embaixo da sua escada. Uma mesinha com bandeja, bebidas, copos, taças e outros utensílios é uma opção charmosa e funcional para esse ambiente. Uma dica bacana é construir divisórias para colocar as garrafas deitadas como se estivessem em uma adega. Projetar um móvel específico para esse fim é uma bela aposta!

4. Biblioteca embaixo da escada

Não tem nenhum quarto sobrando para montar a sua biblioteca? Sem problema! Instale prateleiras e coloque revisteiros debaixo da escada. Assim, você poderá organizar e expor seus livros e revistas. Só tem um detalhe: essa biblioteca precisa estar sempre em ordem, pois ela estará visível para todos.

5. Escrivaninha funcional

Que tal criar uma área de trabalho embaixo da escada? Você não vai precisar de muita coisa! Basta providenciar uma mesa sob medida para o ambiente, além de um computador. Pronto! Não chega a ser um home office, por não se tratar de um ambiente silencioso e livre da circulação de pessoas. No entanto, é ótimo para hóspedes e também para os moradores resolverem questões que demandam agilidade. Como se não bastasse, essa estratégia é excelente para otimizar o espaço!

Dicas extras

  • Use a criatividade para aproveitar o espaço livre debaixo da escada. Você pode montar um cantinho de leitura, relaxamento ou até de costura nessa área;

  • Coloque nichos e caixas organizadoras embaixo da escada. Isso facilita a organização domiciliar;

  • Um quadro bonito ou uma escultura imponente já dão um toque especial a essa área;

  • Aposte em uma iluminação indireta para deixar o clima mais aconchegante;

  • Papel de parede, espelho ou grafiato também são boas pedidas para deixar a parte sob a escada incrível;

  • Até mesmo um pequeno banheiro ou lavabo  podem ser incluídos nessa área da casa, basta que um profissional conduza o projeto e avalie todas as questões estruturais e hidráulicas.

E aí, gostou das nossas sugestões? Qual delas você prefere? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.