5 cuidados para se ter ao manusear ferramentas elétricas

0
1697

A utilização de Ferramentas elétricas se tornou um hábito muito comum, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa. O uso dessas ferramentas possibilita a realização de inúmeras atividades com rapidez e eficiência.

Mas existe uma questão muito importante que deve ser levada em consideração durante a utilização de ferramentas elétricas: a segurança! Infelizmente, muitos acidentes acontecem diariamente com esse tipo de ferramenta.

Quer evitar esses infortúnios? Listaremos alguns cuidados que se deve tomar ao trabalhar com ferramentas elétricas. Confira!

1– Use os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

A utilização de EPI’s é uma questão muito abordada dentro das empresas. Quem nunca levou uma chamada de atenção do Técnico de Segurança do Trabalho por não estar utilizando o EPI corretamente? Muitos acidentes acontecem pelo não uso desses equipamentos, são eles: calçados de segurança, óculos de proteção, luvas, capacetes e uma infinidade de equipamentos capazes de neutralizar o risco de acidentes. É muito comum pessoas utilizarem os EPI’s no trabalho, mas em casa acabam deixando de lado. É necessário que haja uma conscientização para que esses equipamentos sejam utilizados também nas residências. Vejaaqui mais sobre a importância do uso desses equipamentos.

2– Leia atentamente o manual de instruções

Ler o manual de instruções pode ser considerado um tabu para muitas pessoas, a ansiedade para a utilização do novo equipamento leva muitos a não dar a devida importância para o manual. Nesse documento, pode-se encontrar informações importantíssimas como a utilização correta da ferramenta, a voltagem, cuidados a serem tomados e outras orientações para o bom uso, guarda e conservação da ferramenta.

3– Não carregue ferramentas elétricas pelo cabo

Essa informação pode parecer óbvia, mas por incrível que pareça, ainda existem pessoas que cometem essa façanha. Muitos utilizam o cabo para subir ou descer a ferramenta de lugares mais altos.

Essa prática, além de diminuir a vida útil da ferramenta, pode desgastar o fio e provocar graves acidentes. É importante que os cabos sejam inspecionados com frequência, pois um cabo com emendas pode ocasionar curtos circuitos e até choques elétricos.

4– Escolha a ferramenta elétrica adequada para cada serviço

Procure utilizar a ferramenta certa para cada tipo de atividade. Por muitas vezes, deparamo-nos com serviços que nos levam a pensar: “se eu tivesse aquela ferramenta” e em seguida, “já que não tenho aquela, uso essa mesmo”. Esse tipo de atitude, além de danificar as ferramentas, podem gerar um acidente, pois se a ferramenta não foi projetada para um determinado serviço, não se pode ter garantia de segurança e nem de qualidade.

5– Evite o uso de roupas folgadas e demais adornos

Deve ser evitada utilização de roupas folgadas e outros adornos como: brincos, anéis e correntes, pois esse procedimento pode atrapalhar na operação com ferramentas elétricas. É possível que um desses adornos se enrosque no motor da ferramenta e cause danos irreparáveis para a sua vida.

Muitos acidentes do trabalho e também domésticos acontecem por esse motivo. Como diria o ditado: “O seguro morreu de velho”!

Ao seguir algumas dicas simples, você pode trazer mais segurança na hora de realizar serviços domésticos com ferramentas elétricas e também poderá proporcionar às suas ferramentas maior durabilidade e conservação.

O que achou do post? Comente mais sobre a utilização de ferramentas elétricas!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria