5 cuidados essenciais que você deve ter com a roupa de cama

0
822

Depois de um dia estressante e cheio de obrigações, nada como repousar sua cabeça no travesseio e curtir uma noite de sono revigorante, certo? A cama é, de fato, o nosso refúgio diário, mas será que você está dando a importância necessária para a limpeza e conservação desse refúgio?

Trouxemos no post de hoje 5 cuidados essenciais que você deve ter com a roupa de cama, assim ficará muito mais fácil manter seu quarto sempre lindo e perfumado!

1. Evite trabalho desnecessário

Saber realizar a limpeza da sua roupa de cama, sem dúvidas, é importante. Mas mais importante ainda é saber como evitar que essa roupa de cama se suje, em primeiro lugar. Para isso, é necessário adotar alguns hábitos na rotina da família.

Vir da rua com a roupa e os pés sujos e se jogar na cama, por exemplo, é algo que deve ser evitado. Isso porque a sujeira que vem da rua traz consigo micro-organismos nocivos, e pode ocasionar manchas e diminuição da vida útil do tecido. O cuidado com o travesseiro e as fronhas também é importante, por isso evite dormir com maquiagem no rosto.

2. Troque na frequência certa

O ideal é trocar a roupa de cama semanalmente, por mais que não haja sujeira aparente. Não é porque não vemos o pó e os ácaros que eles não estão no ambiente. Deixe o colchão e os travesseiros arejando durante a troca, e, se possível, tomando um pouco de sol. Dessa maneira, a propensão a alergias diminui e a saúde da sua família estará protegida.

3. Lave com os produtos adequados

Uma coisa que muitos ignoram, mas que é fundamental, é se atentar às informações de lavagem quem vêm nas etiquetas da roupa de cama. Misturar roupas claras com escuras ou usar produtos inadequados pode ajudar a deteriorar o tecido mais rapidamente, ou a formar aquelas bolinhas que deixam a roupa de cama com aspecto de descuido.

4. Tenha cuidado na hora de passar

Ter cuidado na hora de passar a roupa de cama também é necessário. Em primeiro lugar, procure dobrar as roupas assim que tirá-las do varal, assim elas ficarão menos amassadas e criarão menos vincos. Procure passar começando pelas pontas até chegar ao centro, para ficar mais fácil de dobrar e armazenar depois. E procure evitar passar edredons e colchas, pois a alta temperatura pode estragar o enchimento com o tempo.

5. Armazene com cuidado

Na hora de armazenar sua roupa de cama, tenha o cuidado de colocar seus lençóis recém-lavados por último na pilha. Assim você terá a certeza de que usou todos, já que na hora de escolher a tendência é optar pelo primeiro da pilha.

Guarde seus edredons e colchas dentro de bags plásticas próprias para isso antes de colocá-los no guarda-roupas, principalmente na época do calor, assim essas peças não pegam pó nem pegam aquele cheiro de roupa guardada por muito tempo. Outra dica importante é adquirir capas protetoras para o colchão e o travesseiro, pois protegê-los contra o pó e o suor do corpo ajuda a manter a vida útil dos tecidos.

E então, achou essas dicas úteis? Aproveite e assine a nossa newsletter para mais dicas de como deixar sua casa sempre agradável!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria