5 cuidados essenciais ao usar o aquecedor na sua casa

0
347

Na época mais fria do ano, nada melhor que ligar o aquecedor e manter a casa quentinha e aconchegante para toda a família, não é verdade? Apesar desse aparelho deixar o ambiente uma delícia no inverno, é importante tomar algumas precauções.

Para te ajudar nisso, separamos 5 cuidados essenciais ao usar o aquecedor na sua casa. Quer saber de que cuidados estamos falando? Então continue a leitura e descubra!

1. Tenha cuidado com a instalação

O primeiro cuidado que se deve tomar em relação ao aquecedor, seja ele elétrico, a óleo ou a gás, diz respeito à instalação. Ligar o aparelho em um benjamim junto a outros aparelhos de alta potência, por exemplo, configura um risco real de sobrecarga e é algo não recomendável, já que o próprio aquecedor já puxa bastante energia para funcionar!

2. Escolha o lugar ideal para posicionar

Procure posicionar seu aquecedor perto da parede mais fria do cômodo, assim, você conseguirá equilibrar a temperatura do ambiente. Deixe-o a, pelo menos, um metro de distância de outros equipamentos elétricos, por precaução.

Além disso, evite posicioná-lo atrás de cortinas, não ponha roupas ou sapatos para secar no aparelho, e jamais coloque-o perto de lugares molhados. Dessa forma, você evita que aconteça um curto circuito.

3. Previna-se quanto à qualidade do ar

O funcionamento dos aquecedores é simples: conforme eles produzem calor, vão queimando oxigênio e diminuindo a umidade do ar. Sendo assim, fica claro que é preciso permitir a entrada de mais oxigênio no ambiente, não é mesmo?

Portanto, por mais que esteja frio lá fora, procure deixar alguma entrada de ar, nem que seja somente uma fresta da janela. Outra dica útil é deixar uma bacia com água no mesmo ambiente em que o aparelho estiver ligado. Assim, é possível garantir a boa qualidade do ar e, ao mesmo tempo, evitar que doenças respiratórias se desenvolvam — ou se agravem.

4. Cuidado redobrado se o aquecedor for a gás

Existem tipos diferentes de aquecedor, mas o que mais merece atenção, sem dúvidas, é aquele que funciona a gás. Se o seu aquecedor for a gás, nem pense em deixá-lo ligado com o ambiente todo fechado, pois além de diminuir a qualidade do ar, o monóxido de carbono é tóxico e pode prejudicar seriamente a sua saúde.

5. Fique atento na hora de armazenar

O clima ficou mais ameno e você já não tem necessidade de ligar o aquecedor? Então você deve fazer duas coisas antes de guardá-lo. A primeira é uma boa limpeza no aparelho e a segunda é envolvê-lo em alguma embalagem, seja de plástico ou qualquer outra cobertura que evite a entrada de pó e sujeira. Até porque, quando você for ligá-lo novamente, certamente não ficará feliz em inalar a sujeira que o sistema queima e solta no ar, certo?

E então, viu como é fácil cuidar do seu aquecedor e somente aproveitar o clima quentinho que ele proporciona? Compartilhe este post em suas redes sociais e permita que seus amigos também tenham acesso a essas dicas úteis!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria