5 cuidados com a limpeza de eletrodomésticos

0
1439

5 cuidados com a limpeza de eletrodomésticos

Você sabia que é extremamente importante limpar individualmente seus eletrodomésticos? Afinal de contas, o devido cuidado na higienização desses aparelhos prolonga sua vida útil, garante seu funcionamento adequado e até mesmo realça sua beleza! Quer descobrir como seus eletrodomésticos devem ser limpos? Então confira agora mesmo as dicas que separamos para você:

Limpe tanto os grandes como os pequenos

Ao limparmos a cozinha, muitas vezes acabamos nos concentrando em lavar o chão e tirar os resíduos das bancadas, deixando os eletrodomésticos de lado. O fogão e a geladeira até são higienizados com uma maior frequência, mas eletrodomésticos menores, como o micro-ondas, aquela sanduicheira mais usada aos finais de semana e o grill costumam ser completamente esquecidos na rotina da faxina. Então guarde o seguinte: não importa o tamanho do eletrodoméstico. Você deve limpar todos com o mesmo cuidado após o uso.

Desligue os aparelhos antes da limpeza

Para aumentar a segurança durante essa higienização, desligue os aparelhos da tomada. Assim você afasta o risco de choques elétricos, especialmente se for usar água ou panos úmidos. Se tiver usado o aparelho recentemente e ele ainda estiver quente, como no caso de panelas elétricas, grelhas, máquinas de cupcakes e misteiras, espere o eletrodoméstico esfriar para só então dar início à limpeza, ok? Desse modo você evita queimaduras.

Desmonte o equipamento se necessário

Alguns aparelhos precisam ser desmontados para que a higienização seja feita de maneira mais completa e eficiente. Se esse for o caso de algum de seus eletrodomésticos, desmonte conforme o manual aponta, faça a limpeza normalmente e se certifique de que todos os itens foram colocados no lugar adequado quando tudo estiver limpinho. Não tem mistério!

5 cuidados com a limpeza de eletrodomésticos (2)

Adote uma estratégia para cada eletrodoméstico

Já que cada eletrodoméstico possui suas especificidades, é mais que natural que os aparelhos consequentemente demandem estratégias diferentes de limpeza, certo? Então veja a seguir como limpar os principais eletrodomésticos da sua casa:

Geladeira

Limpe a geladeira semanal ou quinzenalmente. Para tanto, lave as prateleiras e as gavetas em água corrente. A porta e os puxadores podem ser limpos com um pano úmido e você pode aplicar um desengordurante se for necessário — só não use esse tipo de produto em geladeiras de inox!

Liquidificador

Após o uso, ponha água morna e detergente dentro do copo do seu liquidificador. Pulse o aparelho por alguns instantes e depois passe para o enxágue. Para limpezas mais profundas, desligue o liquidificador e use uma escovinha de dentes com cerdas macias para chegar às regiões mais difíceis de alcançar.

Batedeira

Use água morna para fazer a limpeza da tigela e dos batedores. Já a estrutura do aparelho deve ser limpa com um pano levemente umedecido, uma vez que muita água pode acabar danificando o motor.

Micro-ondas

Primeiramente, amoleça a sujeira contida na parte interna do aparelho aquecendo um copo de água com rodelas de limão durante um minutinho. Desligue o equipamento, espere três minutos e depois use um pano macio e úmido para tirar os resíduos.

Sanduicheira

Espere a chapa esfriar, umedeça os resíduos de comida que ficaram por ali e depois use uma esponjinha macia para fazer a limpeza. Com esse processo a parte antiaderente permanecerá intacta!

Procure usar os produtos certos

Produtos fortes demais devem ser evitados para não danificar os aparelhos. Assim, prefira detergentes neutros e desengordurantes suaves para fazer a limpeza. Limpadores especiais e produtos multiuso são indicados para superfícies de vidro ou inox. Ah, e as manchas dos eletrodomésticos podem ser removidas com bicarbonato de sódio, enquanto o mau cheiro pode ser eliminado com vinagre, viu?

E aí, você já adota esses cuidados na limpeza dos seus eletrodomésticos? Que outras medidas de higienização você sugere? Comente aqui e enriqueça nosso post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria