5 atividades para fazer com as crianças nas férias escolares

0
1198

5 atividades para fazer com as crianças nas férias escolares

Como a rotina das crianças durante o ano geralmente é muito agitada, é mais que lógico imaginar que as férias escolares não conseguirão magicamente impor um novo ritmo aos pimpolhos, não é mesmo? Assim, a maioria das crianças acaba simplesmente não desacelerando. Nesse cenário, a falta de atividades pode levar ao tédio e à irritabilidade. Para evitar que esse período acabe em conflitos de relacionamento e discussões desnecessárias, é importante que os pais aproveitem o tempo para se aproximar das crianças, envolvendo-as nas tarefas da casa e dando ideias de brincadeiras. Está sem inspiração nesse fim de ano? Pois foi pensando exatamente em você que resolvemos separar algumas sugestões de atividades para ocupar bem o tempo das férias escolares da molecada e, de preferência, aproximar a brincadeira do aprendizado. Então vamos à prática?

Planeje uma divertida noite do pijama

As crianças se acostumam facilmente com a convivência com os amigos da escola no dia a dia, afinal, não há nada mais legal que se divertir em grupo, certo? Que tal levar esse convívio também para as férias? Você pode organizar uma noite divertida, ocasião em que eles poderão brincar, comer guloseimas, ver filmes e conversar. Assim você também vai poder fazer parte da rotina de amizades de seus pequenos, conhecendo seus coleguinhas e podendo até controlar a bagunça!

Proporcione experiências gastronômicas

Uma ótima sugestão para você curtir as férias com seus filhos é escolher algumas receitas mais simples para levá-los para a cozinha. Sabia que as crianças adoram aprender coisas novas? Além do mais, essa também é uma excelente forma de ensinar sobre organização! Receitas de doces podem ser bons atrativos para que os pequenos gostem da tarefa e vejam tudo como muito mais divertido! Que tal aproveitar o embalo do verão e começar por uma receita de sorvete pra lá de refrescante?

Angarie ajuda para cuidar do jardim

Os cuidados com o jardim normalmente ficam por sua conta? Pense em envolver as crianças, pedindo uma ajudinha e ao mesmo tempo incentivando que tomem gosto pela natureza! Sempre que puder, ensine sobre a importância do desenvolvimento de responsabilidades com as plantas e com o meio ambiente. Uma alternativa legal é deixar seus filhos escolherem as plantinhas que querem cultivar e combinar que elas serão de sua responsabilidade a partir desse momento. Você vai ver como, além de ser uma tarefa divertida, as crianças vão se tornar cada vez mais comprometidas.

5 atividades para fazer com as crianças nas férias escolares (2)

Aproveite para colocar os filmes em dia

Uma vez que muitos filmes infantis trazem lições de vida extremamente válidas, o que acha de organizar sessões cinematográficas com a molecada? Aproveite para conversar com as crianças sobre a história, estimulando sua memória e compartilhando os aprendizados. Assim, além de aprenderem de uma forma lúdica, as crianças exercitam a concentração e a imaginação ao mesmo tempo em que se divertem com as histórias.

Entre de cabeça no mundo imaginário

Como é importante sempre valorizar a criatividade das crianças, aproveite as férias para incentivá-los a criarem histórias cada vez mais envolventes e divertidas. Os pequenos podem escrever, desenhar ou até encenar pequenas peças de teatro, descobrindo mais profundamente suas capacidades e seus gostos. E fica a dica que se você puder participar certamente também se divertirá bastante!

Há também outras alternativas interessantes, como colônia de férias e passeios em grupos, mas o importante é não deixar de aproveitar as férias escolares para fazer coisas em família, já que o tempo durante o ano costuma ser bem corrido.

E então, gostou das nossas ideias? Já até sabe o que fazer com os pimpolhos nessas próximas férias, mas não tem um espaço adequado para aproveitar? Dê uma olhadinha neste guia sobre como criar um cantinho especial para eles! E não deixe de comentar aqui para nos contar sobre seus planos!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria