4 itens que vão deixar sua casa mais sustentável

1
1478

A sustentabilidade é um tema que está em alta e as casas ecologicamente corretas estão ganhando força na atualidade, provando que é plenamente possível aliar conforto, bem-estar e respeito ao meio ambiente.

A construção de um imóvel completamente sustentável, não é algo simples e barato, mas, a longo prazo, o investimento em sustentabilidade pode trazer um retorno em economia e qualidade de vida para os moradores. Além disso, dá para fazer as mudanças gradualmente e inserir elementos ecologicamente corretos aos poucos.

Quer conhecer alguns itens amigos da natureza que podem deixar a sua residência mais sustentável? Então continue lendo o nosso artigo!

Telhados verdes

Os telhados verdes não são muito comuns no Brasil, mas se configuram como uma solução eficaz para absorver parcialmente a radiação solar e reduzir consideravelmente as ilhas de calor. O uso desses telhados compostos por vegetação (arbustos e gramíneas) melhora a qualidade ambiental não só na região onde o imóvel está sediado, como também impacta positivamente no clima da cidade.

Como se não bastasse, os telhados verdes otimizam o isolamento térmico interno da casa e amenizam as temperaturas elevadas, típicas do verão. Vale destacar que os telhados verdes normalmente contam com camada de impermeabilizante, módulos de plástico reforçado, manta geotêxtil, substrato e vegetação.

Tintas ecológicas

As tintas ecológicas são produtos formulados com matérias-primas completamente naturais, sem acréscimo de insumos derivados de petróleo ou uso de componentes sintéticos. É o caso da pintura com cal, que apesar de ecológica e econômica, não apresenta uma cobertura satisfatória, por conta da baixa viscosidade. Normalmente, o resultado da caiação é uma pintura manchada.

Uma boa alternativa para unir um bom acabamento com a proteção ao meio ambiente, é optar pelas tintas sintéticas livres de COVs, ou seja,  que não possuem compostos orgânicos voláteis. Esses produtos não liberam aromas agressores à saúde das pessoas e nem à camada de ozônio. Normalmente o cheiro é suave e essas tintas não contam com metais pesados na composição.

Iluminação LED

A iluminação em LED é uma tecnologia que substitui com eficiência as lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Elas apresentam muitas vantagens ecológicas e econômicas, pois as lâmpadas de LED de alta luminosidade consomem apenas 8 W para alcançar a mesma emissão de luz de uma lâmpada incandescente de 60 W.

Outro diferencial das lâmpadas de LED é que elas não contêm metais pesados na sua composição e a vida útil dessas lâmpadas chega a ser 40 vezes maior do que a das incandescentes comuns. Impressionante, não?

Sistema de reaproveitamento da água da chuva

O reúso de água das chuvas também é uma ótima alternativa para quem deseja agregar sustentabilidade ao imóvel. Prova disso é que a variedade de sistemas de captação e reaproveitamento das águas pluviais tem crescido consideravelmente. De modo geral, esses sistemas são formados por um filtro, caixa d´água ou reservatório, bomba e clorador. Vale ressaltar que a água que passa pelos sistemas de captação podem ser reaproveitadas para fins de irrigação e também para descargas.

Outros elementos que podem deixar seu imóvel mais sustentável

  • Compostagem doméstica – A compostagem doméstica é o processo que permite que parte dos resíduos orgânicos que são produzidos em uma casa, sejam transformados em adubo para plantas.

  • Geração de energia solar – A energia solar é um importante item para deixar a casa mais sustentável e a geração desse tipo de energia costuma ser feita através de sistemas compostos por placas fotovoltaicas, controladores de carga, baterias estacionárias e inversores.

  • Materiais reciclados – Uma forma de deixar o seu lar sustentável e gracioso sem gastar muito, é decorar os ambientes com elementos reciclados. Use caixas, latas, colheres tortas, garrafas e caixas de leite para enfeitar os espaços.

E aí, qual desses itens você gostaria de ter na sua casa? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.