4 ideias para criar jardins verticais

0
507

Mesmo com pouco espaço, é possível cultivar um lindo jardim em casa com plantas de diferentes tamanhos e espécies. Como? Criando um jardim vertical! Essa tendência permite a plantação de maneira suspensa, ideal para apartamentos e outros ambientes pequenos.

Os benefícios de se ter um jardim são diversos, mas é importante destacar que ter plantas em casa deixa os cômodos com ar mais puro, refrescante e alegre. Além disso, você também pode cultivar ervas, temperos e pequenos frutos e ter sua própria horta!

Ficou interessado? Então, veja nossas dicas para criar jardins verticais:

1. Escolha as plantas adequadas

Os jardins verticais podem ficar tanto na área interna quanto na área externa da casa. Por isso, escolha plantas adequadas para os diferentes ambientes. Para locais externos, o ideal é plantar espécies resistentes à luz solar direta, como lavanda, hibiscos, pata-de-vaca e petúnia.

Dentro de casa, as plantas devem ser de sombra, ou seja, espécies que se adaptam bem à luz indireta do sol. Cacto, echeveria, ráfis e licuala são alguns tipos.

2. Compre o material necessário

Para começar seu jardim suspenso, você vai precisar de alguns vasos individuais e jardineiras, terra preta adubada, uma mini pá de jardinagem, um painel de madeira, treliças de bambu ou cordas para pendurar as plantinhas. Primeiro, com o auxílio da pá, plante todas as mudinhas e, no caso das hortas, coloque pequenas etiquetas para evitar confusões.

Depois, é só usar a criatividade para montar o seu jardim da maneira que preferir. Você pode colocar jardineiras e vasinhos em um painel, pendurá-los em corda de sisal e ainda incluir lâmpadas apropriadas para dar um charme a mais ao seu jardim vertical, por exemplo. Outra opção é reciclar garrafas PET e usar canos de PVC para confeccionar vasos.

3. Integre as plantas à decoração

É interessante também integrar a combinação de plantas ao restante da decoração do ambiente. Para uma varanda com estilo tropical, por exemplo, plante bromélias, samambaias, asplênios e columeias no jardim vertical. Já para uma sala de estar com decoração minimalista, orquídeas e peperomias acrescentam elegância.

4. Faça manutenções no jardim

Depois de tudo pronto, é preciso fazer manutenções para que o jardim continue bonito. Se esses reparos não forem feitos, os vasinhos podem acumular fungos e bactérias e até cheirarem mal, deixando as plantinhas doentes.

Fique atento à irrigação de água, verificando se a terra não está muito seca ou muito encharcada e observe se as espécies estão se adaptando bem ao clima. Caso contrário, mude-as de posição.

Também é importante fazer adubação frequentemente, com produtos naturais e orgânicos para não prejudicar o solo. E não se esqueça de fazer limpezas regulares nos vasinhos, retirando as ervas daninhas.

Principalmente no verão, cultivar plantas dentro e fora de casa é uma ótima ideia. Elas trazem frescor e beleza aos ambientes, além de purificarem o ar e contribuírem para a decoração. Por isso, não espere mais para investir em jardins verticais em seu lar e deixá-lo ainda mais elegante!

Leia mais dicas como essas assinando nossa newsletter. Assim, você não perderá nenhuma novidade!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria