4 ideias para decorar o sótão

0
1003

O sótão é um cômodo típico das casas em estilo americano e é utilizado, na maioria das vezes, como depósito de objetos antigos que não possuem muita utilidade (principalmente quando não há espaço em outros lugares da casa). Em geral, é um espaço esquecido e pouco aproveitado nas residências. Não é muito comum ouvir alguém falando que deseja decorar o sótão, não é mesmo?

 No entanto, você já cogitou a possibilidade de passar uma tarde divertida com as crianças neste local? Ou mesmo lendo um livro em um momento de descanso? E porque não trabalhando? Com muita criatividade e algum esforço, você pode transformar este cantinho esquecido em um dos cômodos preferidos e mais agradáveis da casa. Confira nossas ideias para decoração de sótãos e invista no seu próprio espaço!

Um cantinho silencioso e tranquilo para trabalhar

Precisando de um lugar onde você possa se concentrar, ter boas ideias e se dedicar ao seu trabalho? Que tal transferir o seu escritório para o sótão? Escolha uma das paredes para abrigar uma estante ou um armário com portas, que servirá para a acomodação de livros, documentos e papéis. Outra dica é posicione sua mesa de trabalho na parte mais alta do sótão, reservando as partes baixas para objetos de decoração, tornando o local mais aconchegante. Fique atento também à iluminação: por ser um local mais escuro, o sótão pode demandar a necessidade de colocar luminárias adicionais.

Diversão para a família

As crianças irão adorar a ideia e os adultos também: transformar o sótão em uma sala de jogos e brincadeiras é muito simples. Coloque um tapete que cubra a área onde haverá a circulação de pessoas, distribuindo pufes e/ou sofás pelo local. Em uma das paredes, é interessante colocar uma televisão e um videogame. Você também pode levar uma mesa para o local, onde todos possam se divertir com jogos de tabuleiro e baralho, por exemplo.

Hóspedes sempre bem recepcionados

Você recebe muitas visitas e quando uma delas resolve ficar para dormir é uma confusão danada em casa? Então que tal providenciar um quarto de hóspedes agradável no sótão para que seus convidados fiquem ainda mais confortáveis em sua casa? Um armário pequeno ou baú, uma ou mais camas confortáveis, pufes e, se desejar, uma televisão são tudo o que você precisa. Seus convidados ficarão felizes com o novo local.

Um sonho de closet

Outra ideia que vale a pena é transformar o seu sótão em closet. Com espaço suficiente para transitar, se vestir e colocar até uma penteadeira, o local tem um ótimo potencial para a função. Para colocar a dica em prática, você vai precisar de armários e prateleiras. O ideal são armários com portas para acomodar roupas e prateleiras abertas para os calçados. Você pode acrescentar também um móvel com gavetas ou caixas dispostas nas prateleiras para organizar os acessórios. Outra possibilidade é investir em um sofá confortável e um espelho de corpo inteiro para uma das paredes.

Diante das nossas ideias, já decidiu o que fazer com seu sótão? Se sim, mãos à obra! Vale reforçar que, antes de escolher os móveis e objetos que irá colocar no local, é indispensável fazer uma limpeza geral. Retire tudo o que está guardado para que você tenha a noção real do espaço. Verifique também se é necessária alguma reforma, como o conserto de parte do piso, por exemplo. Observe as trancas das janelas e, caso o local não as possua, estude a possibilidade de colocar alguma para melhorar a ventilação. Como já comentamos, é importante se atentar também à iluminação ideal, pois este ambiente costuma ser bem mais escuro. No mais, divirta-se organizando o mais novo cômodo da casa e depois venha nos contar qual foi o resultado!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria