4 dicas para ter um quarto mais aconchegante

1
955

O cantinho mais pessoal da casa é, sem dúvida nenhuma, o quarto. Esse lugar destinado ao descanso, deve ser bonito, confortável e acolhedor, afinal, é nele que recarregamos as energias. Isso significa que quanto mais aconchegante, melhor! Quer saber como agregar um ar de acolhedor ao seu dormitório? Então continue lendo o nosso artigo e descubra como fazer isso aliando estilo e bom gosto!

Escolha as cores certas

Uma das melhores estratégias para proporcionar uma sensação de acolhimento no quarto é pintar apenas uma das paredes com cores quentes e terrosas, como vinho, marrom, caramelo ou vermelho queimado. O único ponto negativo dessa alternativa é que se o quarto já for pequeno, esse tipo de pintura pode dar a impressão de que ele é ainda mais compacto.

Papéis de parede são uma ótima pedida

Para criar um efeito de aconchego em quartos de solteiro ou casal, vale a pena usar papéis de parede com padrões seguindo uma linha mais clean. Os adamascados e os que possuem textura de linho dão a clara impressão de elegância e conforto, além de quebrar a monotonia do ambiente. Você pode optar também por microestampas. Fica super charmoso!

Use cortinas para emoldurar as janelas

As cortinas são elementos essenciais para dar um toque acolhedor no ambiente. Ao escolher esse tipo de acessório, considere a estação, o conceito da decoração, o material da peça e também a incidência de luz no espaço. Vale destacar que as versões mais aconchegantes são as de tecido mais encorpado, como linho, sarja e veludo.

Tapetes são curingas em decorações acolhedoras

O tapete cumpre o papel de tornar o ambiente mais bonito e quentinho, por isso, são peças-chave para quem quer montar uma decoração aconchegante. Em dias mais frios, sobretudo se o seu quarto tiver revestimentos de cerâmica ou pedra, o ideal é apostar em tapetes de pele sintética ou lã. Esses materiais possuem um enorme potencial térmico e estético!

Dicas extras para tornar o quarto aconchegante:

  • Seja criterioso na escolha dos móveis e tome muito cuidado para o visual não ficar cansativo e sobrecarregado.

  • Os pisos e acessórios de madeira maximizam o efeito aconchegante no cômodo.

  • Velinhas aromatizadas decoram e acolhem quem entra no quarto com um clima envolvente e agradável. A depender do aroma, essas velas podem transmitir uma sensação de tranquilidade.

  • A iluminação indireta é a mais adequada para criar um espaço aconchegante. Além disso, o ideal é optar sempre pela luz amarela, pois a branca não causa um efeito muito acolhedor.

  • Luminárias, pendentes e abajures são bem-vindos. Confira aqui alguns modelos.

  • Troque as roupas de cama e escolha colchas e edredons bem fofinhos. Lençóis de flanela também são ótimos nessa proposta.

  • Evite as camas baixas demais e prefira os modelos que permitem guardar o enxoval sob o colchão. Isso ajuda a otimizar o espaço!

  • O criado-mudo sempre deve ter a mesma altura da cama e você deve usá-lo para colocar livros, abajures, carregadores ou vasos de plantas naturais.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai deixar o seu quarto mais aconchegante com elas? Não esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.