4 dicas para escolher uma barraca de camping

0
1403

Férias 4 dicas para escolher uma barraca de camping2

Viajar é uma das melhores programações, não acha? E se você e sua família não precisam de grandes luxos para se divertir, uma ótima alternativa para aproveitar os dias de descanso com economia é acampar! Vocês podem, por exemplo, escolher destinos do ecoturismo pelo Brasil afora, podem ir para campings próximos à sua cidade ou até mesmo fazer um animado acampamento na área ou no quintal de casa mesmo. As crianças vão adorar a ideia! De toda forma, independentemente de qual for sua opção, você precisará de uma boa barraca, certo? Mas como escolher a melhor opção? Pois confira e aprenda:

Considere seu perfil de campista

Já que a barraca deve ser adequada às necessidades dos acampantes, é preciso, antes de mais nada, analisar seus perfis. Existem basicamente 3 tipos de campistas: iniciantes, intermediários e experientes. Cada um demanda barracas diferentes. As barracas de campistas experientes, por exemplo, devem ser mais resistentes, uma vez eles normalmente escolhem acampam em áreas acidentadas, com variações climáticas mais bruscas. Já para os iniciantes, que possivelmente escolherão um camping mais estruturado, basta uma barraca comum, desde que de preferência com cobertura. Os intermediários, por sua vez, provavelmente já terão mais apetrechos, como lonas de forro, barracas com cômodos separados e toda uma infraestrutura própria.

Pense no peso e no tamanho da barraca

Não se esqueça de que o peso e o tamanho da barraca são extremamente importantes, uma vez que quanto maior é a barraca mais difícil será seu transporte. Barracas para 2 ou 3 pessoas costumam pesar entre 2 e 3 quilos, enquanto as barracas individuais pesam entre 500 gramas e quase 2 quilos. Barracas para a família inteira podem pesar mais de 10 quilos, o que nesse caso não costuma ser um problema, já que essas barracas tendem a ser transportadas de carro.

Férias 4 dicas para escolher uma barraca de camping

Leve em conta o material da barraca

Atualmente as armações de alumínio são as mais indicadas, porque não se estragam com a umidade, além de serem leves e resistentes. Vale ressaltar que armações de fibra de vidro ou carbono também são bem leves e resistentes, mas, por serem mais flexíveis, devem ser evitadas nos acampamentos em regiões com muito vento. Quanto ao tecido da barraca, o ideal é investir em materiais resistentes à tração e à abrasão, além de precisar ser um material que ofereça o devido conforto térmico. Os tecidos mais populares são o poliéster, o nylon poliamida, o nylon ripstop e o algodão.

Conheça os tipos de barraca e sua relação com a sazonalidade

Para fazer a melhor escolha, é preciso saber distinguir uma barraca da outra. Veja a seguir quais são os principais tipos de barraca e confira a relação de cada uma com a sazonalidade:

  • Barraca com capa removível: esse tipo de barraca serve para todas as estações, pois tem janelas, armações extras e capas compridas que podem ser ajustadas de acordo com a ventilação desejada.
  • Barraca para 3 estações: esse modelo é o mais popular do mercado e pode ser usado na primavera, no verão e no outono, não sendo indicadas para o inverno.
  • Barraca de verão: essa barraca é leve, fresca e bem ventilada, perfeita para noites quentes. É, porém, contraindicada para dias chuvosos ou muito frios.
  • Barraca para montanha: muito resistente, essa barraca suporta baixas temperaturas e até tempestades. Por conta disso, são mais caras e tendem a ser mais pesadas.

No mais, compre uma barraca que ofereça bom custo-benefício, não necessariamente comprando a mais barata, mas, sim, uma que ofereça um preço justo, aliado a conforto, qualidade e ventilação. Lembre-se de que uma boa barraca pode durar por muitos e muitos campings, viu? Encontre a sua clicando aqui.

E aí, gostou das nossas dicas para escolher barraca de camping? Pois se quiser receber outras dicas como essas, corra para nosso blog e assine já nossa newsletter!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria