4 dicas para conservar e limpar espelhos

0
1186
happy young woman housewife washes a window

happy young woman housewife washes a window

Antes pequenos elementos funcionais de uma casa, hoje os espelhos são cada vez mais tratados como verdadeiros objetos de decoração, e por isso estão presentes em grande quantidade dentro dos cômodos. Por serem simples, muita gente acredita que sabe como fazer a manutenção adequada dos seus espelhos, mas nem todo produto deve ser utilizado para este fim. Aprenda agora como cuidar e limpar espelhos da maneira correta com as nossas 4 dicas!

Conservação e limpeza: o que usar

Os espelhos são fabricados em sua maioria em camadas finas, portanto, são materiais frágeis e que precisam de cuidados na hora da manipulação. Antes de iniciar a limpeza, devemos passar um pano seco macio, como uma flanela ou até mesmo um espanador para remover a poeira mais grossa. Se houverem manchas de gordura, o ideal é utilizar um papel toalha para absorver o excesso e evitar que a mesma se espalhe.

Depois de remover as impurezas superficiais, faça uma mistura de água com álcool ou somente use água morna para aplicar no espelho, sempre com a ajuda de um pano. Se precisar de uma limpeza mais pesada, use sabão ou detergente neutro em um tecido umedecido e aplique sobre o espelho, enxaguando com água e tomando cuidado para que esta não entre em contato com a moldura. Após a limpeza, seque toda a superfície com um pano seco e macio, a fim de retirar manchas deixadas pelos produtos.

O que evitar na hora de limpar espelhos

Associando diferentes tipos de vidros com espelhos, muita gente se engana e acaba usando produtos errados na hora da limpeza. Como exemplo: os limpadores de vidro não devem ser usados nos espelhos, pois com o tempo costumam deixar a superfície escura e com aparência envelhecida. Materiais e produtos abrasivos, como palha de aço, vinagre, água sanitária ou cloro também devem ser evitados.

4 dicas para conservar e limpar espelhos (2)

Ações que você deve evitar

Evite as receitas caseiras que podem parecer milagrosas mas que ao longo do tempo danificam a moldura e a superfície do espelho.

Não faça a limpeza dos seus espelhos sobre o sol, pois dependendo do produto utilizado, poderá deixar manchas.

Nunca aplique os produtos de limpeza diretamente sobre o espelho, antes disso, passe sempre no pano para depois ir para a superfície.

Jamais limpe os cantos das molduras com vassouras, pois pode riscar as mesmas.

Cuidados gerais

Certifique-se de não deixar as frestas das molduras molhadas e retire qualquer resíduo de produto de limpeza do espelho com a ajuda de um pano.

Para secar as bordas do espelho, utilize um secador com ar frio ou ventilador.

Quando precisar limpar as paredes que contêm espelhos, tome cuidado para não molhar atrás da moldura dos mesmos.

Evite instalar espelhos em ambientes muito úmidos, mas caso não for possível, conte com um sistema de exaustão forçada para retirar o excesso de água do espaço.

Você conhece outras formas eficientes de cuidar e limpar dos espelhos? Compartilhe conosco! Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receba dicas e informações sobre o assunto!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria