4 dicas para organizar livros na casa e no escritório

1
1504

Com apartamentos e casas cada vez menores, a limitação espacial atrapalha quem gosta de ler e gostaria de ter um lugar para guardar os livros. Muitas vezes a falta de espaço impede que leitores de plantão reservem um ambiente exclusivo para montar uma biblioteca particular e os exemplares acabam enfileirados e empilhados em qualquer canto, deixando os cômodos com um aspecto desorganizado.

Se você não quer deixar os seus livros empoeirando embaixo da escada ou esquecidos em uma velha caixa na despensa, veja algumas boas dicas para organizar os seus livros. Vem com a gente!

Use nichos e prateleiras

Para manter os livros na mais perfeita ordem, coloque nichos e prateleiras na parede. Assim você consegue unir organização e funcionalidade, sem comprometer a área de circulação. Os nichos e prateleiras são elementos baratos, fáceis de instalar e, quando bem escolhidos, podem funcionar como artigos decorativos no ambiente.

Classifique os livros

Um jeito bacana de organizar os livros e encontrá-los com facilidade é categorizá-los. A classificação pode ser feita pelo nome do autor, estilo, título (ordem alfabética), tamanho, editora e até pela cor da capa, o que cria um efeito degradê bem interessante. Outra boa pedida é organizar os livros por lidos e não lidos.

Escolha o melhor lugar

A sua biblioteca particular pode ser montada em um dos corredores da casa, no home office, em um cantinho do quarto de visitas ou até no vão da escada. Mesmo locais pequenos podem ser aproveitados para essa finalidade, basta organizá-los e decorá-los com estilo, bom gosto e inteligência.

Capriche na decoração

A sua biblioteca deve ter um toque pessoal, ou seja, o ideal é que ela seja a cara do dono, a ponto dele se sentir plenamente confortável e feliz no ambiente. Por essas e outras é tão importante caprichar na decoração, definir um estilo a ser seguido e buscar elementos decorativos que dialoguem com a proposta. Quadros, papéis de parede, plantas e esculturas podem ser utilizados, mas cuidado para não deixar o visual poluído.

Dicas extras

  • Quando a família compartilha do mesmo gosto pela leitura, monte uma biblioteca que agrade a todos, inclusive com títulos infantis para os seus filhos.

  • Caso você tenha um bom espaço disponível, providencie uma boa poltrona de leitura, mesas e abajures para deixar o lugar ainda mais aconchegante.

  • Se você quiser usar caixas organizadoras e cestos para colocar os livros, invista em peças bonitas e siga o mesmo princípio da categorização.

  • Outra opção bem-vinda nesse ambiente é contar com um belo revisteiro.

  • Para manter o controle sobre os seus exemplares, incluindo os que você emprestar, faça uma catalogação digital.

  • Pense na iluminação do ambiente. É importante que a sua biblioteca particular conte com luzes embutidas e luminárias.

  • Prefira as cores claras. Elas são melhores para a leitura, além de ampliarem o ambiente visualmente.

E aí, você gostou das nossas dicas? Quais delas você vai colocar em prática na sua casa? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou a sua biblioteca. Até a próxima e continue acompanhando o nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.