4 dicas para organizar e decorar com coleções

0
1530

Vinis, livros, revistas em quadrinhos, miniaturas, souvenirs, selos, máquinas antigas e por aí vai: dá para colecionar de tudo. Na hora de inserir os itens colecionáveis na decoração de casa, entretanto, é preciso tomar cuidado para o visual não ficar poluído e exagerado. Quer saber como usar a coleção que você tanto ama como um verdadeiro trunfo decorativo? Então acompanhe nosso artigo de hoje e tome nota de dicas valiosas!

1. Harmonia e organização na disposição dos itens

Coleções existem também para serem admiradas, mas, para que isso aconteça, é preciso mantê-las bem organizadas. As peças devem ser categorizadas e expostas de um jeito ordenado e harmonioso, caso contrário, a estética pode ficar desastrosa. Se você tiver mais de uma coleção, guarde itens semelhantes com semelhantes. Jamais misture duas ou mais coleções!

2. Cuidados especiais: atente-se à conservação da coleção

Muitas coleções precisam de cuidados especiais para que os objetos sejam devidamente conservados. Justamente por isso, você deve planejar muito bem o lugar onde colocar a sua coleção. Por exemplo, se ela for composta por cristais ou artigos muito delicados, o ideal é que ela fique em um móvel que deixe as peças visíveis, mas devidamente trancadas e protegidas por uma porta de vidro. Isso garante a beleza da décor, mas também assegura que os itens colecionáveis ficarão longe da poeira e também de curiosos, que podem querer tocar no objeto. Outro ponto importante é limpar e lustrar objetos como troféus, taças e medalhas.

3. Aposte na inovação

Coleciona espelhos, máquinas, chaveiros, moedas antigas, ingressos, livros? Que tal inovar na hora de expor a sua coleção? Você pode fixar os objetos na parede, colocá-los dentro de molduras e criar um jeito diferente de deixar a coleção à mostra. É possível também montar um mural bem irreverente misturando ingressos e fotos dos eventos, e vale a pena usar ganchinhos para pendurar chaveiros e chaves.  O mais importante é usar a imaginação e agregar um toque bem original e pessoal na sua decoração.

4. Respeite o estilo da sua decoração

É indispensável que a sua coleção seja inserida no ambiente de forma adequada, respeitando sempre o estilo da decoração. Se a sua proposta decorativa for clássica, reserve um ambiente mais isolado para colocar os objetos que você coleciona. Se ela for mais moderna, você está livre para colocar os itens em móveis, nichos, prateleiras e aparadores, desde que as peças e a composição conversem com o restante da décor. Se sua decoração for sessentista, exemplo, fica super bacana expor seus discos de vinil e pôsteres. Agora, se a sua decoração for vintage e você não tiver nenhuma coleção, começar a colecionar antiguidades é uma excelente pedida! Uma pequena coleção de despertadores antigos, por exemplo, pode dar um charme a mais no ambiente.

Ideias extras para decorar usando coleções

  • Especialistas recomendam que os moradores montem uma espécie de altar para expor os objetos, de modo que fique claro que se trata de uma coleção;

  • As peças podem ser colocadas em prateleiras, armários ou estantes, mas é importante que o móvel seja bonito, a fim de valorizar a coleção;

  • Uma bela iluminação pode ajudar a colocar a coleção em destaque, caso essa seja a sua vontade;

  • Caso você tenha muitas coleções, evite expor todas elas em um mesmo ambiente, a menos que seja um cômodo exclusivo para isso.

E aí, você tem alguma coleção? Elas ficam guardadas em locais escondidos ou estão inseridas no seu projeto de decoração? Conte para a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria