4 dicas para montar um cantinho de estudos para seus filhos

0
1339

Um cantinho de estudos bem organizado pode fazer a diferença no desempenho e nas notas da criançada. Além de melhorar o rendimento e a concentração, este espaço pode se tornar um local agradável e adequado do lar para ajudar seu filho a ter mais prazer na hora da lição de casa.

Pensando nisso, listamos 4 dicas simples para criar um cantinho especial de estudos na sua casa, sem gastar muito e com muita atenção aos detalhes que fazem a diferença. Confira!

Ventilação e iluminação

Espaços escuros e abafados podem acabar com a concentração de qualquer um – ainda mais quando estamos falando de uma criança! Por isso, na hora de escolher um local para o estudo dos seus filhos, certifique-se de que seja bem ventilado – de preferência com ventilação cruzada, com a abertura de portas e janelas – e com uma boa iluminação. Evite lâmpadas incandescentes que incidam diretamente acima da criança, já que elas esquentam e cansam a vista. Se possível, opte pela luz natural, organizando o cantinho de estudo perto de janelas e incentivando seu filho a fazer as lições pela manhã ou tarde.

Organização é fundamental

Para tornar este ambiente especial, é preciso que ele seja organizado e preparado especialmente para este objetivo. Independente do tamanho do espaço disponível, com um pouco de criatividade é possível criar ambientes funcionais e agradáveis.  Na hora da arrumação, pense em praticidade, deixando sempre à disposição os objetos mais usados no dia a dia, como material escolar, blocos de anotação e os livros que estão sendo estudados. Para ajudar na ordenação, a dica é usar caixas organizadoras e arquivos para guardar tudo aquilo que não é usado com tanta frequência.

Concentração é prioridade: crie um ambiente sem distrações

Para ajudar a manter a concentração da criançada, é preciso garantir que nada vá  distrair a atenção delas na hora dos estudos. Por isso, escolha um ambiente onde a criança não seja interrompida por outros membros da família. Sentar para estudar na sala da TV, no meio do caminho para outro cômodo da casa ou perto de portas e armários é um convite certeiro à distração. O silencio é outro fator fundamental para um bom rendimento. Televisores, aparelhos de som, computadores, animais de estimação e conversas paralelas devem ser proibidos no cantinho durante a lição.

Conforto para a hora dos estudos

Para ser ideal, o cantinho de estudo precisa ser organizado e confortável para os pequenos. Isso irá evitar a falta de concentração e até mesmo problemas na postura. A altura da mesa também deve ser adequada ao tamanho da criança, de forma que ela não precise se debruçar ou se esticar sobre o móvel. Cadeiras reguláveis são boas opções, já que podem se adequar a qualquer altura e acompanham o crescimento da criança. Lembre-se: os pés devem ficar apoiados no chão e a lombar deve ficar apoiada no encosto da cadeira. Caso seja preciso usar o computador, assegure-se de que o monitor esteja na altura dos olhos para não incomodar a coluna e o pescoço.

Gostou das dicas? Agora é só criar o cantinho de estudos ideal para o seu filho e garantir que ele possa explorar ao máximo toda a sua capacidade. Depois de fazer a lição, nada de ficar sentado na frente do computador ou da televisão: que tal incentivar seu filho a brincar e praticar atividades físicas para compensar tanto tempo parado? Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria