4 dicas para limpar rejuntes e ralos

0
1033

Casa limpinha e cheirosa é muito agradável, concorda? Mas e quando o rejunte e os ralos se transformam em vilões da limpeza doméstica, comprometendo não só o visual, como também a higiene da residência? De fato, há alguns segredos para limpar o rejunte e os ralos da casa, mas essa não é nenhuma missão impossível. Duvida? Então continue lendo o nosso artigo, pois listamos algumas dicas que simplificarão essas duas tarefas. Vem com a gente!

1. Inclua os rejuntes e ralos na rotina de limpeza da casa

Ralos e rejuntes encardidos, amarelados, escuros e sujos normalmente são resultantes de muito tempo sem limpeza. Por acumularem resíduos com enorme facilidade, os ralos e rejuntes demandam cuidado contínuo. Lembre-se que quanto mais tempo você ficar sem limpar, mais complicada será a higienização. Vale destacar que nem sempre uma primeira limpeza profunda em superfícies muito sujas alcançam um efeito 100% limpo. Especialistas alegam que os rejuntes devem ser higienizados semanalmente, enquanto os ralos precisam  ser limpos superficialmente pelo menos uma vez por semana. Já a limpeza profunda deve ser realizada a cada seis meses.

2. Use produtos específicos

Para limpar rejuntes, use produtos específicos para essa finalidade. O limpa-rejunte vem com um borrifador que facilita a aplicação direta na superfície. Após aplicá-lo, deixe o produto agir por alguns minutos e depois use uma escova para finalizar a limpeza. Enxágue e repita o processo caso seja necessário.

3. Cuidado com escovas abrasivas

Materiais abrasivos podem ser usados quando os pisos tiverem acabamento rústico, mas quando a porcelana, porcelanato ou azulejo forem mais refinados e tiverem brilho, você não deve utilizar produtos e acessórios abrasivos, pois eles podem danificar e arranhar a superfície.

4. Combata as moscas de ralos

É muito comum que encontremos pequenas moscas na hora de fazer a limpeza dos ralos. Essas moscas se proliferam por conta de cabelos e sujeiras acumuladas  e, apesar de não provocarem doenças, esses insetos são extremamente desagradáveis. Para combater as famosas “moscas de ralo”, o ideal é usar um desinfetante antibactericida, formulado para agir contra fungos e bactérias, como por exemplo a salmonela. Além de deixar o ambiente com um cheirinho agradável, esses produtos evitam o surgimento das moscas. Vale ressaltar que  os desinfetantes devem ser aplicados diretamente no ralo.

Dicas extras

  • O cloro é super recomendado para fazer a limpeza de ralos;

  • Quando houver entupimentos, descubra se ele é leve ou pesado. Caso seja leve,  o desentupimento pode ser manual. Se for pesado, o mais indicado é usar produtos químicos;

  • Sempre que for tirar cabelos e resíduos dos ralos, use luvas;

  • Tome bastante cuidado com produtos cáusticos, pois eles são perigosos para os olhos e para a pele;

  • Evite a mistura de muitos produtos, afinal, essa prática pode causar reações indesejadas, como a formação de gases perigosos;

  • Sempre leia os rótulos e procure favorecer a ventilação do ambiente quando for manusear produtos químicos;

  • Para fazer a limpeza profunda, retire a tampa do ralo.

E aí, como costuma fazer a limpeza de rejuntes e ralos? Vai utilizar nossas dicas na sua casa? Compartilhe suas opiniões através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria