4 dicas para decorar com pallets

0
1509

Os pallets, também conhecidos como paletes, são objetos imprescindíveis na área logística, uma vez que auxiliam diretamente no processo de armazenamento, através do melhor racionamento e aproveitamento de espaço. “Mas o que isso tem tem a ver com decoração?”, você pode se perguntar. Pois saiba que tem tudo a ver!

Novas aplicabilidades dos paletes foram descobertas. Estes calços de madeira são muito versáteis e, com uma boa dose de criatividade, eles podem contribuir na renovação dos ambientes. Quer aprender a utilizar paletes na decoração de casa e conseguir um visual bonito e inovador? Então confira nossas dicas!

Mesas de centro com pallets: resultado incrível

 

Já imaginou um pallet sendo transformado em mesa? É mais fácil do que você imagina! Basta lixar o objeto e pintá-lo da cor que você preferir (investir na tinta spray para a tarefa é uma boa pedida!).  Com demãos de verniz o efeito é bacana, mas, para criar uma mesa bem moderna, uma tinta de tonalidade vibrante, como lima, verde, turquesa, vermelho ou amarelo também cai super bem.

Caso você queira usar o pallet apenas de base, coloque rodinha e um tampo de vidro na mesa de centro. Ninguém vai acreditar que na verdade você reaproveitou um material desperdiçado por armazéns e indústrias. Para arrematar, posicione um vaso bonito com flores do campo no móvel. Mas há um detalhe:  tenha cuidado com as proporções para a composição não ficar over!

Painéis são uma excelente aposta

 

Com os pallets, é possível fazer painéis de diferentes tamanhos e estilos: rústico, clássico, moderno, vintage. Você escolhe! Para obter um efeito rústico, aposte no pallet cru ou em um tom de madeira bem escura. Para dar um ar moderno e descontraído ao ambiente, opte por cores bem abertas. No caso do estilo clássico, prefira branco, preto ou cinza. Se a sua proposta for vintage ou provençal, faça uma pintura em pátina.

A montagem do painel é bastante simples! Firme na parede 4 ou 6 pallets formando um quadrado ou um retângulo. Para colocar a televisão, será necessário usar um suporte específico. Além disso, o número de pallets pode ser alterado a depender do tamanho do espaço.

Decks para compor ambientes: alternativa bela e sustentável

Normalmente os  pallets são fabricados com madeiras de reflorestamento, principalmente pinus. Sendo assim, ao usá-los para montar um deck em casa, além de atingir um ótimo resultado estético, você ainda contribui para o consumo sustentável e consciente da madeira.

Para criar um deck de pallet, você deve medir o espaço e calcular o número de materiais que serão necessários. O processo de aplicação deve ser feito por um profissional, a fim de garantir a durabilidade e o acabamento. De modo geral, os pallets são tratados contra a umidade, mas o ideal é reforçar a impermeabilização.

Dicas extras

  • No mercado já é possível encontrar pallets lixados e higienizados;

 

  • Use a criatividade para aplicar os pallets nas entradas de casas, estantes, revisteiros, base de futons, base de camas, cabeceiras, nichos, pufes, etc;

 

  • Em áreas externas, como varandas e jardins, quanto mais rústico for o pallet, melhor;

 

  • A tinta esmalte é mais indicada para obter um acabamento moderno.

 

E aí, gostou das dicas? Já conhecia o poder dos pallets para decorar os ambientes? Agora que você já sabe, que tal utilizar o material na sua casa? Além de ser prático e econômico, o efeito pode ser incrível. Não se esqueça de voltar para compartilhar os resultados conosco. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria