4 dicas para decorar ambientes conjugados

0
2025


Ambientes conjugados estão se tornando cada vez mais frequentes em casas e apartamentos modernos. Tamanha popularidade se deve ao fato de esta ser uma alternativa eficiente para otimizar os espaços, além de ser uma forte tendência decorativa.

Versátil, a técnica de integrar cômodos pode ser usada em imóveis de diferentes estilos. No entanto,  para aproveitar as vantagens que esse tipo de proposta oferece, o ideal é montar a decoração buscando o equilíbrio na composição e a perfeita harmonização dos detalhes para que o ambiente não fique nem vazio demais e nem sobrecarregado. Quer saber como decorar ambientes conjugados? Então confira nossas dicas e se jogue sem medo nessa tendência!

1. Aposte  na originalidade

Caso sua residência já tenha a arquitetura configurada para a integração de ambientes, use isso a favor da sua decoração e aposte em detalhes originais para deixar o espaço mais bonito e agradável. Se a casa ainda não é conjugada e você quiser integrar dois (ou mais) cômodos, você pode reformar o imóvel ou mesmo fazer essa integração usando o próprio mobiliário e elementos decorativos inusitados. Essa é uma excelente saída para evitar o “quebra-quebra” em casa!

2. Os detalhes precisam combinar com os moradores

Ao decorar ambientes conjugados, você deve escolher objetos que combinem com a rotina e personalidade dos moradores. Você tem total liberdade para transitar por diferentes estilos e recorrer a inúmeras referências, indo do estilo mais clássico ao mais moderno e exótico. O mais importante, nesse sentido, é criar uma atmosfera aconchegante e agradável.

3. Aproveite a multifuncionalidade das áreas integradas

Um ambiente conjugado pode estar integrado a diversas áreas da residência, como por exemplo a cozinha, a sala de jantar e varanda. Um ponto-chave para esse tipo de decoração ser um sucesso é saber aproveitar a multifuncionalidade do espaço. Uma sala de estar integrada a uma varanda, por exemplo, vira um ambiente gostoso para receber a família. A cozinha conjugada com a sala de jantar também se transforma em um espaço de convivência. Use isso a seu favor na hora de fazer a composição decorativa!

4. Os móveis precisam conversar entre si

Você pode escolher peças com diferentes cores e propostas, no entanto, cada móvel ou artigo decorativo precisa estar plenamente integrado ao ambiente. Em outras palavras, eles devem dialogar entre si! Além disso, a decoração fica bem bacana quando as peças de destaque são de cores e materiais similares. Por exemplo, a mesinha de centro pode combinar com o rack.

Dicas extras

  • Use e abuse dos espelhos. Além de ampliar o ambiente, eles embelezam o espaço;

  • Se a sua cozinha é americana e abre vista para a sala, inclua bancos altos para transformar a bancada em mesa;

  • Não exagere na quantidade de acessórios decorativos para o visual não ficar over;

  • Para harmonizar o ambiente e integrar os cômodos com equilíbrio, mantenha a mesma cor nas paredes. Essa estratégia faz com que os cômodos pareçam um só, além de causar a clara sensação de amplitude.

E aí, que tal integrar e decorar os ambientes da sua casa com muito estilo e bom gosto? Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria