4 dicas para quem começou a morar sozinho e precisa cuidar da casa

0
952

Você finalmente resolveu morar sozinho, mas mal sabe fritar um ovo? Já está até com dor de cabeça só de pensar na arrumação da casa e nas responsabilidades domésticas adquiridas com essa nova etapa? Pois é, essa vida não é mesmo fácil. Mas a boa notícia é que, adotando algumas dicas super simples, cuidar do seu novo lar não será nenhum bicho-papão! Então confira:

Descomplique a lavanderia

Para começo de conversa, nunca misture roupas claras com escuras na hora da lavagem, ok? Além disso, aprenda a olhar as especificações das etiquetas das peças e tome cuidado para não colocar roupas delicadas na máquina, pois elas devem ser lavadas à mão. Quanto aos prendedores, prefira os de plástico, pois os de madeira escurecem com o tempo e podem manchar as roupas. E se você não quer gastar horas e horas passando as peças, é só pendurá-las para secarem já em cabides!

Aprenda a pilotar o fogão

No início você vai, sim, sentir muita falta da comida da sua mãe, mas, acredite, como toda boa fase, é passageira. E nada de viver só de macarrão instantâneo! É só começar com pratos básicos e, aos poucos, ir aumentando o grau de dificuldade. Nada que um bom livro de receitas ou uma pesquisa rápida na internet não resolva! Até lá, cheque algumas dicas de ouro:

Como fritar o ovo perfeito

Para fritar um ovo perfeitamente, aqueça um pouco de óleo, manteiga ou azeite na frigideira, quebre o ovo e abaixe levemente o fogo. Monitore o ponto da gema e desligue o fogo quando estiver do jeitinho que você gosta. Coloque sal e pimenta a gosto e aproveite! Omelete, ovo quente, ovo cozido e ovo mexido vão ficar para a próxima, tá?

Como fazer um bife suculento

Compre bifes de cerca de 1,5 cm de espessura e bata-os com um martelo culinário. Tempere cada bife com um amaciante de carnes e os coloque em um fio de azeite devidamente aquecido. Deixe a carne quietinha por poucos minutos, vire-a e deixe fritar por mais um minutinho ou dois. Obviamente esse tempo varia de acordo com sua preferência. Mas aí é só tirar da frigideira e se deliciar!

Como preparar feijão

Deixe o feijão de molho por três horas e, depois, descarte a água, as pedrinhas, quaisquer galhos e grãos velhos. Coloque o feijão na panela de pressão e acrescente água até ultrapassar dois dedos do nível do alimento. Deixe cozinhando por 1 hora em meia em fogo brando. Para incrementar, tempere com alho, sal, uma linguiça picada e levemente frita e folhas de louro.

Organize a casa

Não é porque você mora sozinho que a casa deve ficar bagunçada, não é verdade? Até porque seu lar deve ser minimamente habitável e confortável para garantir seu próprio bem-estar! Além disso, uma hora ou outra você certamente receberá visitas e não vai querer passar vergonha, né? Por isso, em vez de esconder a sujeira debaixo do tapete ou jogar tudo que está espalhado dentro do baú, crie o hábito de não deixar a bagunça acumular. Limpe a casa pelo menos uma vez por semana, guardando em seu devido lugar tudo e, se possível, invista em nichos, baús, pastas e prateleiras para manter a casa sempre organizada.

Faça pequenos reparos

Sabia que nem sempre é preciso chamar profissionais especializados para fazer pequenos reparos em casa? Para trocar uma lâmpada queimada, acabar com o rangido da porta, trocar a resistência do chuveiro ou até mesmo desentupir a pia, basta ter as ferramentas certas e um pouco de habilidade. Coloque seus dotes em teste e economize uma graninha!

No mais, procure ser independente! Não precisa telefonar para os seus pais toda vez que o arroz queimar ou a pia entupir. E qualquer dúvida, pode voltar aqui para perguntar aqui pra gente! Compartilhe seus perrengues e participe da conversa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria