3 dicas para usar madeira de demolição na decoração

0
1731

A madeira sempre foi um material quente em termos estéticos, e por isso está muito associada ao aconchego no espaço construído. Seja nas estruturas de uma casa, nos revestimentos de pisos e paredes ou até mesmo em pequenos elementos, a madeira traz elegância e conforto para qualquer cômodo. Entre os tipos utilizados na construção, a madeira de demolição vem sendo uma das preferidas quando o assunto é decoração. Veja agora os motivos dessa escolha e confira 3 dicas de como utilizá-la!

Por que usar madeira de demolição?

Em tempos de valorização da sustentabilidade e consumo responsável, a madeira de demolição tem se tornado cada vez mais um material nobre no ramo da construção. Isso porque é uma madeira reaproveitada de antigas edificações, o que evita o desperdício de novos materiais. A madeira de demolição pode ser adquirida em diferentes condições, pois tudo depende do tipo de manutenção por qual passou ao longo dos anos. Quando utilizada para fins decorativos, possui muitas vantagens em relação ao preço e ao aspecto estético.

Dependendo do tipo de madeira utilizada, esse material pode apresentar manchas, riscos e até mesmo ranhuras, mas que são características valorizadas em muitos projetos. Esse tipo de madeira garante um clima rústico e requintado ao estilo da casa, e é por isso que muita gente nem se importa com a existência de pregos ou resquícios de pintura antigos sobre o material. Além da beleza, a madeira de demolição tem preferência na decoração pelo baixo preço em relação às demais madeiras tratadas. Que tal você também reaproveitar esse material e ainda economizar para deixar a casa mais bonita?

Onde usar

Inúmeros são os espaços onde você pode utilizar a madeira de demolição para fins de decoração, por isso, separamos essas opções em três categorias:

Mobiliário

Os projetos atuais se beneficiam com os tampos e balcões de cozinhas ou banheiros em madeira. A tática é quebrar a monotonia desses ambientes com um elemento mais antigo. Grandes mesas em madeira de demolição são robustas e trazem um ar de tradição e rusticidade para o espaço de refeição. Nos quartos, a madeira de demolição pode aparecer na cama, guarda-roupa e penteadeiras.

Revestimentos

A madeira de demolição não tem restrição para ser usada como revestimento. Paredes, pisos, forros são ótimas opções para quem gosta de ambientes envelhecidos com elegância. Você também pode revestir lareiras e suportes para plantas, mais conhecidos como jardins verticais.

Objetos decorativos

Procure criar revisteiros e prateleiras em madeira de demolição para usar na sala. Em molduras de quadros e espelhos, painéis de fotografias e televisão as espécies mais mescladas caem muito bem.

3 dicas para usar madeira de demolição na decoração (2)

Como fazer a limpeza e manutenção

Por ser rústica e antiga, muita gente acha que a madeira de demolição vai durar a vida inteira, mas é preciso ter cautela na hora da limpeza. Para manter suas peças sempre limpas, utilize um pano seco e macio e nunca coloque água sobre o material.

A manutenção da madeira de demolição se dá com alguns cuidados especiais. Se utilizada próxima de aberturas ou em áreas externas, é importante protegê-la do sol. Se não for possível, você pode aplicar uma camada de verniz nos materiais que estiverem mais expostos à luz solar.

E você, onde acha que a madeira de demolição ficaria melhor? Deixe um comentário no post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria