3 dicas para escolher uma caixa d’água

0
9148


Ao construir e reformar uma casa, tendemos a focar nos aspectos estéticos, na decoração e nos acabamentos, afinal, esses detalhes ficarão em evidência quando tudo estiver pronto. Na verdade, não há nenhum problema em pensar na aparência do imóvel, o problema é negligenciar outros aspectos importantes para o bom andamento da residência, como por exemplo, as caixas d´água.

Poucas pessoas se preocupam com esse detalhe ou não gastam o tempo que deveriam escolhendo a caixa d´água. A maioria bate o martelo e realiza a compra sem pensar na marca ou na capacidade ideal para abastecer a casa. Para evitar que isso aconteça com você e te ajudar a escolher a caixa d´água mais adequada, preparamos algumas boas dicas. Vem ver!

Fique de olho no volume da caixa

Antes de escolher a caixa d´água é preciso descobrir qual o volume ideal para o consumo da sua residência. Para comprar a caixa perfeita, você deve considerar se mora em casa ou apartamento, pois nos apartamentos, a pressão da água é maior, logo, se consome mais água. A quantidade básica é de 150 litros diários por pessoa em uma casa e de 200 litros diários por pessoa em um apartamento.

Para os especialistas, uma residência deve ter água na caixa suficiente para dois dias. Vamos supor que existam 3 pessoas morando em um apartamento e cada uma delas precisa de 200 litros por dia. A caixa, nesse caso, precisa ser de no mínimo 1.200 litros (3 moradores x 200 litros x 2 dias).

Não confunda os materiais

Para escolher a caixa perfeita para o seu lar, o ideal é conhecer as vantagens e desvantagens de cada material e optar pelo que oferece melhor custo-benefício. Confira a seguir os mais populares:

  • Fibra de vidro – A fibra de vidro é o mesmo material das tradicionais piscinas prontas e as caixas são resultantes da mistura de fibra de vidro com resina. Embora elas sejam leves, fáceis de instalar e de limpar, as caixas de fibra de vidro não são resistentes a furos.

  • Polietileno – As caixas de polietileno são feitas com plástico à base de petróleo e, assim como as caixas de fibra de vidro, não apresentam muita resistência. O que compensa é o fato delas serem leves, de fácil manuseio e possuírem proteção contra os raios ultravioletas.

  • Inox – A caixa metálica de aço inox é muito durável, resistente e não trinca. Como se não bastasse, ela mantém a água fresca e possui fácil manutenção. O único problema desse modelo é o alto custo.

Observe os critérios para instalar a caixa

A caixa deve ser instalada em um lugar bem alto para que a água possa descer com potência suficiente e escoar pelo cano. Além disso, o local precisa ter estrutura para aguentar o peso da caixa, afinal, cada 1000 litros de água equivalem a 1 tonelada. Pense nisso também na hora da construção e instalação da caixa.

No nosso site você encontra diversas opções de caixa d’água e outros produtos para a parte hidráulica da sua casa. Clique aqui e confira.

E aí, vai ficar mais fácil escolher a caixa d´água da sua casa? Compartilhe suas opiniões e suas dúvidas conosco através dos comentários. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria