2020: ano novo, casa nova

0
821

O ano virou e você deve ter tomado várias resoluções para que as coisas fluam melhor na sua vida pessoal e profissional, não é mesmo? Mas você chegou a pensar que o ambiente onde vivemos também tem impacto direto nesse fluxo de energia? É sempre bom fazer a associação ano novo, casa nova.

Calma que isso não significa que você precisa colocar a casa abaixo e reconstruir. Há várias maneiras mais simples de renovar e reenergizar seu ambiente e o melhor de tudo: deixá-lo em sintonia com as principais tendências de decor para 2020. Veja nossas dicas e inspire-se nelas para deixar sua casa nova para o ano.

Limpe

A primeira dica é a mais banal, mas talvez a mais importante de todas. Faça uma bela faxina na casa. Mas isso não significa apenas recorrer ao rodo, vassoura, escova, panos e produtos de limpeza. Olhe para tudo que você tem. Avalie honestamente o que faz sentido e o que é dispensável para a sua vida no momento. Livre-se sem dó dos itens que estiverem segunda categoria. Jogue fora o que não se pode aproveitar e doe o que ainda estiver em boas condições de uso. Você deve livrar espaços importantes com isso. De repente, você terá um cantinho inteiro vazio e poderá planejar um decor cheio de charme para ele.

Faça você mesmo

Renovar a casa não significa necessariamente gastar rios de dinheiro. Você pode reaproveitar muitas coisas dando cara nova a elas. Use e abuse do faça você mesmo para deixar sua casa com muita personalidade, além de economizar! Nos nossos perfis nas redes sociais, Facebook e Instagram, trazemos muitas dicas para você. Vale a pena seguir a gente por lá!

Invista em cor

Pense nas paredes da sua casa como tela em branco para você criar e compor de acordo com o seu gosto. Nesse sentido, tinta é a solução mais óbvia para renovar um ambiente, basta escolher seus tons favoritos e usar a criatividade. Se você já está planejando fazer algo maior como uma reforma, vale cogitar pisos e revestimentos coloridos também. Se quiser ainda mais inspiração, veja esse post sobre dicas para reformar paredes.

Note como o azul clássico, a cor do ano de 2020, trouxe novos ares para essa parte da casa. Os tons de azul e verde estão em alta nesse ano, mas você pode escolher a sua favorita para pintar as paredes e caprichar nos móveis e objetos de
composição do ambiente. Foto: Alizswonderland
Em vez de escolher um tom e pintar a parede inteira você também pode escolher tons próximos ou de uma mesma paleta e fazer a composição com formas geométricas. Gosta da ideia? Foto: Chloe Dominik.
Outra ideia bacana é o ton sur ton. Escolha uma cor para a parede e móveis e objetos com tons bem próximos. O resultado será um ambiente muito elegante e sintonizado a uma tendência de decor forte para 2020.
Revestimento colorido também é tendência em decoração. Faça sua aposta! Foto: Bed Style.
Aqui temos um mix de tendências: cozinha com azulejos até metade da parede e cor na outra metade. Barra organizadora para deixar os utensílios visíveis e bem fácil de usar. Mais prático impossível! Mais um bônus: é uma ideia bem fácil de reproduzir. Foto: Frenchy Fancy.

Aposte em estampas

Se você tem ousadia para ir um pouco além da cor, a sugestão é apostar em estampas. Nos pisos e revestimentos, nos estofados, nos tapetes, na roupa de cama, nas cortinas…a dica aqui é explorar possibilidades e composições para que além de renovado, seu ambiente fique bastante autêntico.

Note como o banheiro ganhou outros ares com o piso estampado. Preto, branco e boas escolhas nos acessórios. O verdadeiro clássico contemporâneo! Foto: Clé Tile.

Traga luz

A iluminação é outro elemento capaz de revigorar o decor da sua casa. Você pode brincar com o tipo de lâmpadas e temperatura da cor, além de apostar em lustres, pendentes e luminárias diferenciados e cheios de personalidade.

Note como essa sala de jantar ficou muito mais interessante com a escolha dos pendentes para a iluminação do ambiente. Outra tendência nessa imagem: a parede bicolor na diagonal. Vale reproduzir essas ideias na sua casa? Foto: Chloe Dominik.

Cultive sua própria floresta

Se você ama plantas, não hesite: encha sua casa com elas e, além de conectado à natureza, você estará totalmente sintonizado a outra tendência de decor, a urban jungle. Vale planta na sacada, na lavanderia, no quarto, no banheiro, na sala, na cozinha…onde houver espaço.

Várias tendências em uma só imagem: plantas espalhadas pela casa + estampas + pontos de luz. Mais autêntico e aconchegante impossível! Foto: Roselia Garden.

Organize um cantinho que seja a sua cara

Nada melhor do que ter dentro da nossa própria casa um cantinho que reflita toda a nossa personalidade, um espaço onde podemos fazer o que mais gostamos, buscar inspiração ou simplesmente relaxar. Que tal criar o seu mundo particular em um espacinho qualquer da sua casa? Vale tudo: um espaço para meditar, ouvir discos, ler, jogar jogos de tabuleiro…tem que ser algo que seja realmente a cara do dono (ou dos donos) da casa. Lembre-se de que imprimir a personalidade na decoração nunca sai de moda.

Olha que bacana esse cantinho para se conectar com a espiritualidade e meditar. Foto: Hunker.
E esse cantinho da leitura com apostas em cor, estampa e luminária diferentona, hein? Com certeza um amante da leitura passaria horas aí. Foto: Freda Smith.

Gostou das nossas dicas para ter casa nova em 2020? Que ideias lhe inspiraram mais? Quais você pretende reproduzir na sua casa? Se tiver dúvidas sobre os materiais a utilizar ou quiser mais ideias para renovar o seu lar, passe em uma de nossas lojas e converse com nossos especialistas. Não se esqueça de nos marcar nas redes sociais quando postar imagem de alguma transformação inspirada em nossas ideias, hein? Queremos ver tudo!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria